SóProvas


ID
391180
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo do auditor, ao efetuar os testes de observância, é

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    "Testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento."
    Domingos Poubel de Castro

  • NBC T-12 PROCEDIMENTOS DA AUDITORIA INTERNA

    Os procedimentos de auditoria interna são os exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.
     Os testes de observância visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.
     Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade.
    A
    s informações que fundamentam os resultados da auditoria interna são denominadas de "evidências", que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecerem base sólida para as conclusões e recomendações.

  • A  auditoria contábil compreende o exame de documentos, livoros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle dopatrimônio da entidade auditada.
    A auditoria têm por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstração contabeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.
    O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também são objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado. 
    As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores. 

    Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos: 
    1. auditoria financeira;
    2. auditoria de cumprimento e
    3. auditoria operacional.
  • A) incorreta. A verificação de existencia de componente patrimonial é feita através da INSPEÇÃO.
    B) correta. se coaduna com o conceito de testes de observancia.
    C)incorreta.Verificação de ocorrencia de determinada transaçao é feita por meio de testes de TRANSACOES E SALDOS.
    D) incorreta. idem comentário "A".
    E)incorreta. é feito na plicação de teste substantivos. 
  • Gabarito B.

    O tese de observancia, hoje denominado teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles internos. Ou seja, o auditor ao executar esses testes, objetiva avaliar a eficácia dos controles internos da entidade.
  • Os testes de controle são definidos para avaliar a eficácia operacional dos controles na prevenção, detecção e correção de distorções relevantes no nível da afirmação. A definição de testes de controles para obtenção de evidência de auditoria inclui a identificação de condições (características ou atributos) que indiquem a realização de controle, e condições de desvio que indiquem desvios da execução apropriada. A presença ou ausência dessas condições pode então ser testada pelo auditor.

    NBC TA 330, 4

    Para fins das normas de auditoria, os termos abaixo têm os seguintes significados:

    Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:

    (a) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e

    (b) procedimentos analíticos substantivos.

    Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

    Se o exame recai nos controle interno, teremos um teste de controle. Se recai sobre a substância (saldos, contas, itens patrimoniais) temos um teste substantivo.

    Gabarito B