SóProvas


ID
391186
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A técnica de auditoria que consiste em enviar correspondência para clientes, bancos e fornecedores, a fim de que corroborem os valores de contas a receber e a pagar da sociedade auditada, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Trata-se de uma confirmação externa, que consiste na verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente. Uma das técnicas de confirmação externa é exatamente a circularização das informações com a finalidade de obter confirmações em fonte diversa da origem dos dados.
    Domingos Poubel de Castro
  • Circularização, é uma técnica utilizada pelos auditores para confirmar informações constantes das demonstrações contábeis. Assim, ao fazer a análise de uma rubrica contábil, por exemplo o “Contas a Pagar”, e querendo verificar se os valores ali constantes são os efetivamente devidos, o auditor encaminha correspondência a todos os credores, ou a uma parte deles, solicitando informações sobre as pendências que ele tem com a empresa auditada. De posse das respostas, faz o confrontamento com os registros contábeis, para ter uma visão da verdadeira situação da rubrica. Havendo divergências entre os registros, caberá ao auditor caracterizar esses pontos e desenvolver ações investigativas para encontrar os números verdadeiros e o que deu causa às diferenças. É claro que, por si só, a circularização não constitui prova documental capaz de caracterizar fraudes, já que ela é, apenas, uma ferramenta utilizada pelos auditores em suas análises investigativas. Entretanto, os resultados que ela possibilita podem, perfeitamente, identificar situações que levem a provas documentais que caracterizem uma fraude.
    A circularização pode ser utilizada para quase todo tipo de investigação auditorial, tendo-se sempre em mente que a idéia é confrontar informações que estão disponíveis com outras que podem ser conseguidas através de contatos com agentes externos. Sendo assim, a definição de quem serão as pessoas a serem circularizadas está diretamente relacionada com o que está sendo buscado esclarecer e, naturalmente, diretamente proporcional a relevância do que está sendo investigado. Neste contexto, não seria vantajoso fazer-se circularização para apuração de situações onde houvesse o envolvimento de valores reduzidos, já que os custos podem ser superiores a possiveis benefícios.

  • Gabarito B.

    Temos que circularização é o procedimento no qual o auditor solicita à entidade auditada o envio de cartas a terceiros, solicitando que estes confirmem determinados fatos
  • Cavalcanti conceitua esse procedimento de auditoria com "Confirmação com Terceiros"