-
Letra A
Conforme a NBC T 11 -NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:
a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;
b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;
c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;
d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e
e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.
-
REVISÃO ANALÍTICA
Por meio do procedimento técnico de revisão analítica, o auditor verifica o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vista à identificação de situação ou tendências atípicas. No procedimento de revisão analítica, o auditor utiliza a técnica de análise contábil.
APLICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE REVISÃO ANALÍTICA
Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar:
1 - o objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcançáveis;
2 - a natureza da entidade e o conhecimento adquirido nas auditorias anteriores;
3 - a disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade.
Se o auditor, durante a revisão analítica, não obtiver informações objetivas suficientes para dirimir as questões suscitadas, ele deverá efetuar verificações adicionais, aplicando novos procedimentos de auditoria, até alcançar conclusões satisfatórias.
-
Atualmente a norma válida é a NBC TA 500, constando:
- Inspeção
- Observação
- Indagação (busca de informações junto a pessoas c/ conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade). Confirmação externa (solicitação de resposta escrita junto a terceiros)
- Recálculo (verificação da exatidão matemática de documentos ou registros)
- Procedimentos analíticos (avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros)
- Reexecução (execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles q foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade)
-
Gabarito A.
Segundo Davi Barreto, Revisão Analítica, agora denominado Procedimento Analítico, consiste em avaliação das informações feita por meio de estudo das relações entre dados financeiros e não financeiros. Esses procedimentos envolvem cálculos, utilização de índices, quocientes e dados historicos.
-
a) revisão analítica. CORRETA! A questão traz a classificação antiga (NBC T 11), revisão analítica consiste na verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas. De acordo com a NBC TA 500, denomina-se atualmente de procedimento analítico.
b) investigação e confirmação. ERRADA. É a obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade.
c) inspeção. ERRADA. É o exame de registros e documentos e de ativos tangíveis.
d) testes de observância. ERRADA. É o procedimento em auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles internos na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.
e) abrangência das informações. ERRADA. Não achei embasamento teórico, se alguém puder, por favor, complemente!
FONTE: MATERIAL PONTO DOS CONCURSOS, PROFESSOR DAVI BARRETO E FERNANDO GRAEFF.
Bons estudos!
-
Procedimento analítico significa avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Procedimentos analíticos compreendem, também, o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados.
Resposta A