SóProvas


ID
391198
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC T 11 do Conselho Federal de Contabilidade, que trata das normas da auditoria independente das demonstrações contábeis, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11
    11.2.14 –   Carta de Responsabilidade da Administração 
     O auditor deve obter carta que evidencie a responsabilidade da administração quanto às informações e dados e à preparação e apresentação das demonstrações contábeis submetidas aos exames de auditoria. 
     A carta de responsabilidade deve ser emitida com a mesma data do parecer do auditor sobre as demonstrações contábeis a que ela se refere.
  • Segundo a NBC TA 580, a data das representações formais (ANTIGA CARTA DE RESPONSABILIDADE) deve ser tão próxima quanto praticável, mas não posterior à data do relatório do auditor sobre as demonstrações contábeis. Essa é uma diferença importante em relação à NBC T 11 que exigia que a carta de responsabilidade da administração fosse emitida na mesma data do parecer do auditor independente.
     

    NBC T 11 - CARTA DE RESPONSABILIDADE - Emitida na mesma data do parecer do Auditor
    NBC TA 580 - REPRESENTAÇÃO FORMAL - Emitida tão próximo quanto praticável, mas não posterior à data do Relatório.


     

  • Gabarito C.

    Segunda a NBC T 11, temos:

    11.2.14 – CARTA DE RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO

    11.2.14.1 – O auditor deve obter carta que evidencie a responsabilidade da administração quanto às informações e dados e à preparação e apresentação das demonstrações contábeis submetidas aos exames de auditoria.

    11.2.14.2 – A carta de responsabilidade deve ser emitida com a mesma data do parecer do auditor sobre as demonstrações contábeis a que ela se refere.

  • vamos analisar as alternativas:

    a) INCORRETA, A continuidade normal das atividades da entidade deve ser pressuposta pelo auditor em função do princípio contábil da continuidade, tornando desnecessária a análise de fatores de risco que possam comprometer essa premissa.
    Comentário: Esta errada pelo fato de o auditor quando verifica a existencia do principio da continuidade da empresa ele tambem considera os fatores de risco que possam prejudicar a continuação das atividades bem como seus reflexos nas demonstrações financeiras.

    b) INCORRETA, As estimativas contábeis são de responsabilidade exclusiva do auditor e baseiam-se em fatores objetivos e subjetivos, devendo a administração da entidade acatar integralmente o julgamento do auditor, sob pena deste emitir parecer com abstenção de opinião ou adverso.
    Comentário: As estimativas contábeis são de responsabilidade da administração da entidade e se baseiam em fatores objetivos e subjetivos, requerendo o seu julgamento na determinação do valor adequado a ser registrado nas demonstrações contábeis.

    c) CORRETA, é o nosso gabarito

    d) INCORRETA, O auditor deve adotar procedimentos para assegurar-se que todas as contingências passivas foram identificadas e adequadamente mensuradas pela administração da entidade na elaboração das demonstrações contábeis, sendo desnecessário o mesmo procedimento em relação às contingências ativas.
    Comentário:O auditor deve adotar procedimentos para assegurar-se que todas as contingências passivas relevantes foram identificadas e consideradas pela administração da entidade na elaboração das demonstrações contábeis e adotando os mesmos procedimentos com relação as contingências ativas


    e) No programa de trabalho para exame dos sistemas de processamento eletrônico de dados (PED), não há necessidade de o auditor incluir o exame da segurança dos sistemas adotados pela entidade, já que estes são de exclusiva responsabilidade da administração.
    Comentário: o auditor deve obter entendimento da relevância e complexidade das atividades do ambiente de PED e a disponibilidade de dados para serem utilizados na auditoria.
  • Letra C corretíssima, pois a carta de responsabilidade, para o auditor, é uma espécie de toma lá, dá cá: a administração da entidade emite tal papel de trabalho, que evidencia a responsabilidade por todas as informações (até mesmo eventuais omissões) que colocou ao crivo da auditoria, em troca do parecer do auditor e nada mais lógico que serem na mesma data.