SóProvas


ID
3912304
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na mensuração inicial, se o valor justo do instrumento financeiro diferir do valor da transação, quais formas de reconhecimento a entidade deve aplicar?

I. A melhor forma de reconhecimento inicial é normalmente pelo preço de transação de acordo com a documentação suporte.
II. A entidade deve contabilizar esse instrumento nessa data se esse valor justo for comprovado por preço cotado em mercado ativo para ativo ou passivo idêntico ou com base na técnica de avaliação que utiliza somente dados de mercados observáveis. A entidade deve reconhecer a diferença entre o valor justo no reconhecimento inicial e o preço da transação como ganho ou perda.
III. Após o reconhecimento inicial, para diferir a diferença entre o valor justo e o preço da transação, a entidade somente deve reconhecer essa diferença diferida como ganho ou perda na medida em que ela resultar de alteração em fator que participantes do mercado levariam em consideração ao precificar o ativo ou o passivo.
IV. Se o instrumento financeiro que foi anteriormente reconhecido como ativo financeiro for mensurado ao valor justo por meio do resultado e seu valor justo cair abaixo de zero, ele não será considerado um passivo financeiro.

Está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • Nos termos do CPC 48, quando um ativo financeiro ou um passivo financeiro é inicialmente reconhecido [momento 1], a entidade deve mensurá-lo pelo seu valor justo mais ou menos, no caso de ativo financeiro ou passivo financeiro que não seja ao valor justo por meio do resultado, os custos de transação que sejam diretamente atribuíveis à aquisição ou à emissão do ativo financeiro ou passivo financeiro.

    A melhor evidência do valor justo de instrumento financeiro no reconhecimento inicial é normalmente o preço de transação (valor justo da contraprestação dada ou recebida). Contudo, se o valor justo do ativo financeiro ou passivo financeiro no reconhecimento inicial diferir do preço da transação, a entidade deve contabilizar esse instrumento:

    a) pelo valor justo comprovado por preço cotado em mercado ativo para ativo ou passivo idêntico (informação de Nível 1 previsto no CPC 46) ou com base na técnica de avaliação que utiliza somente dados de mercado observáveis. A entidade deve reconhecer a diferença entre o valor justo no reconhecimento inicial e o preço da transação como ganho ou perda;

    b) em todos os demais casos, pelo valor justo ajustado para diferir a diferença entre o valor justo no reconhecimento inicial e o preço da transação.

    Estão CORRETOS apenas os itens II e III, portanto. Gabarito: B.