SóProvas


ID
3912307
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com as normas contábeis, considera-se “derivativo embutido”:

Alternativas
Comentários
  • B) Nos termos do CPC 48, derivativo embutido é um componente de contrato híbrido [combinado] que inclui também um componente principal não derivativo, com o efeito de que parte dos fluxos de caixa do instrumento combinado varia de forma similar ao derivativo individual. GABARITO.

    C e D) O derivativo embutido faz com que a totalidade ou parte dos fluxos de caixa, que seria, de outro modo, exigido pelo contrato, seja modificada de acordo com determinada taxa de juros, preço de instrumento financeiro, preço de commodity, taxa de câmbio, índice de preços ou taxas, classificação ou índice de crédito ou outra variável, desde que, no caso de variável não financeira, essa variável não seja específica a uma das partes do contrato.

    A) O CPC 48 destaca que o derivativo que esteja vinculado ao instrumento financeiro, mas que possa ser contratualmente transferido independentemente desse instrumento, ou que possua contraparte diferente, não é derivativo embutido, mas instrumento financeiro separado.

    Exemplos típicos de derivativos embutidos são as cláusulas de conversibilidade (opções de compra) em debêntures.