SóProvas


ID
3913018
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O vento influencia significativamente na ambiência dos espaços arquitetônicos e urbanos e, consequentemente, na sensação térmica de seus usuários. Por meio de adequada proposta urbano-arquitetônica e paisagística, é possível amenizar efeitos indesejáveis, visto que a vegetação permite controlar a direção e a velocidade do vento. Sobre a temática, assinale a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra c?

  • Letra A

    a) "Através do uso de espécies de porte superior à altura média das edificações e o posicionamento adequado, pode-se aumentar a relação altura/largura do corredor e, consequentemente, canalizar o vento." (MASCARÓ, 2015, p. 61)

    b) Barreiras de vegetação podem ser mais eficazes que barreiras sólidas, pois a redução da velocidade se dá de forma gradual, atingindo maiores extensões e evitando a formação de zonas de turbulência, devido à permeabilidade da vegetação. (MASCARÓ, 2015, p. 63)

    c) A forma e a altura da copa da árvore também influenciam no desempenho da barreira. Por essa razão, pode ser desejável a associação de vegetação com diferentes formas e portes, reduzindo sua permeabilidade para melhor filtrar o vento, sem, contudo, obstruí-lo. (MASCARÓ, 2015, p. 63)

    d) As características das espécies arbóreas, como o porte, a forma, a permeabilidade, o período de desfolhamento e a idade, são fatores relevantes nas condições de ventilação de um local. (MASCARÓ, 2015, p. 61)

    Fonte: MASCARÓ, Juan Luis; MASCARÓ, Lucia Elvira Alicia Raffo. Vegetação urbana. 2 ed. Porto Alegre: Editora +4, 2015.