SóProvas


ID
3913045
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto às propriedades físicas do som, analise as assertivas.

I - O som é um fenômeno vibratório resultante de variações da pressão no ar. Essas variações de pressão se dão em torno da pressão atmosférica e se propagam longitudinalmente, à velocidade de 344 m/s para 20º C.
II - Frequência (f) é o número de oscilações por minuto do movimento vibratório do som. Para uma onda sonora em propagação, é o número de ondas que passam por um determinado referencial em um intervalo de tempo.
III - Qualquer fenômeno capaz de causar ondas de pressão no ar é considerado uma fonte sonora. Pode ser um corpo sólido em vibração, uma explosão ou um vazamento de gás à alta pressão.
IV - O ruído é um som de baixa complexibilidade, resultante da superposição desarmônica de sons provenientes de várias fontes. Seu espectro sempre será uma confusa composição de harmônicas sem qualquer classificação ou ordem de composição.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • II - ERRADA

    Frequência: representada pela letra (f), no sistema internacional a frequência é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo. A frequência de uma onda não depende do meio de propagação, apenas da frequência da fonte que produziu a onda.

    IV - ERRADA

    Ruído: é um som indesejável

    A maioria das fontes sonoras contém várias frequências, determinando a percepção sonora da característica chamada tom. O tom puro caracteriza-se por uma única frequência (diapasão), no entanto, normalmente, as fontes sonoras apresentam um tom complexo (mais de uma frequência). A frequência mais baixa de uma fonte é chamada fundamental ou primeiro harmônico

  • A frequência mede o número de ciclos por segundo (c.p.s).