SóProvas


ID
3913429
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O conhecimento da biomecânica do sistema musculoesquelético é fundamental ao fisioterapeuta para a elaboração de um plano de tratamento adequado quando da ocorrência de afecções nas estruturas que compõem esse sistema.

Analise as afirmativas abaixo a respeito do comportamento mecânico dos tendões.

1. A aplicação de forças que excedem a região elástica do tendão (que ocorre somente após 25% de deformação) causa deformação dos componentes e da estrutura do tendão.
2. Na sustentação de cargas, a relação entre a força aplicada e a deformação resultante do tecido apresenta-se difusa, com a tensão aplicada diretamente sobre as fibrilas de colágeno nesse momento relaxadas.
3. A quantidade total de força (carga) a que o tendão pode resistir e a quantidade de alongamento ao receber a carga dependem do tamanho (área de secção transversa), da composição e do comprimento do tendão.
4. A magnitude da força aplicada no ponto de ruptura de um tendão é denominada força tensiva final.
5. Em geral, tendões mais largos toleram forças maiores na mesma porcentagem de alongamento, enquanto tendões mais longos suportam uma mudança de comprimento geral maior em resposta à mesma magnitude de carga aplicada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Abaixo de 4% de estresse aplicado ao tendão, a curva força-deformação é reprodutível em uma seqüência de alongamentos. Segundo Fung (1993), 5% de deformação relativa corresponde ao limite superior admissível para as atividades normais do ser humano. Sendo assim, quando este limite é ultrapassado, a forma de ondulações não mais reaparecerá, e as deformações subseqüentes não reproduzirão a curva original. Se a tensão aplicada ultrapassar 8%, o tendão tende ao rompimento (JÓZSA, KANNUS. 1997)