SóProvas


ID
3913795
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Condições meteorológicas desfavoráveis podem acarretar atrasos e cancelamentos de voos.

Responsáveis, muitas vezes, por prejudicar a pontualidade de diversos voos, as condições meteorológicas desfavoráveis podem ocasionar a paralisação das atividades de um aeroporto, afetando, assim, toda a malha aérea. A névoa baixa, o vento forte, a chuva ou a neve, ondas de calor, entre outros exemplos, podem restringir o uso das pistas e exigir maiores espaços de tempo entre decolagens e pousos. Tendo em vista que uma aeronave realiza vários voos diários, as condições meteorológicas podem ser capazes de provocar um efeito dominó: caso uma aeronave atrase na realização de determinado voo, não chegará a tempo de realizar o próximo sem atrasos. Conforme o estudo publicado pela ABEAR, o “Panorama 2016”, para referido ano, 21% dos atrasos de voo superiores a 15 minutos no Brasil ocorreram em razão de causas meteorológicas.

Adaptado de: https://quickbrasil.org/13-fatos-que-podemocasionar-atrasos-e-cancelamentos-de-voo, acessado em 17/08/2018.


Se as condições meteorológicas influenciam na força, vertical de baixo para cima, que sustenta um avião e que essa está associada à diferença de pressão entre as partes inferior e superior do avião, considere que uma aeronave possua massa total m = 3 × 105 kg em voo horizontal.

Sendo a área efetiva de sustentação do avião A = 500 m2 , na situação de voo horizontal essa diferença de pressão vale:

Alternativas
Comentários
  • Pressão é a razão entre força e área

    Nesse caso é a força da gravidade

    P = F/A

    P = 6 x 10^6 / 500 = 6 x 10^3 N/m^2