SóProvas


ID
391516
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Há um tipo de segurança de bancos de dados relacionais na qual são concedidos privilégios para que usuários individuais tenham acesso a partes específicas do banco de dados, como uma tabela (acesso seletivo de cada usuário a cada tabela, visão, etc.). Esse tipo de controle de acesso é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Controle de acesso discricionário

    SGBDs controlam o acesso aos dados através do controle de acesso discricionário. Esse controle é baseado no conceito de direitos de acesso ou privilégios e a maneira de conceder estes privilégios aos usuários. Um privilégio permite que um usuário acesse o dado de certa maneira (por exemplo, lendo ou escrevendo o dado).

    Um usuário que cria um objeto automaticamente adquire todos os direitos sobre o mesmo. A partir de então, o banco de dados guarda todos os privilégios que são concedidos a outros usuários e desta forma, garante que apenas os usuários autorizados possam acessar este objeto.

    Em praticamente todos os bancos de dados, o controle de acesso discricionário é implementado através do uso dos comandos GRANT e REVOKE. O comando GRANT concede privilégios sobre os objetos do banco de dados (tabelas e visões, dentre outros) a outros usuários enquanto que o comando REVOKE revoga os privilégios concedidos.