SóProvas


ID
3918088
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), houve grande crescimento econômico em consequência da implantação do chamado Plano de Metas. Sobre a industrialização nesse período de governo, marque a caracterização correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    JK (1956-1961): O Plano de Metas definia os principais objetivos a serem alcançados, priorizando cinco setores: energia, transporte (que receberam perto de 70% da dotação orçamentária original do plano), indústria, educação e alimentação.

  • Só lembrarmos do IATEE

    Indústria

    Alimentação (que não teve tanto investimento assim)

    Transporte

    Energia

    Educação (que também não teve a merecida atenção)

  • Qual o erro da C)?

  • A respeito dos dois comentários iniciais, isso ñ era o plano SALTE?

  • a) Grande investimento estrangeiro nas indústrias siderúrgicas e automobilísticas; aumento da inflação e do desemprego, provocando várias greves; reforma dos sistemas tributário, bancário e eleitoral, devido aos investimentos externos.

    ERRADA. Tais reformas só seriam colocadas em pauta com João Goulart através das reformas de base: tributária, agrária, eleitoral, urbana e educacional.

    b) Grande investimento estatal em setores como agricultura, educação, transportes, mineração; expressivo ingresso de capital estrangeiro, responsável por grande crescimento da produção industrial; aumento da inflação e da dívida externa.

    Correta.

    c) Aumento das exportações de produtos agrícolas, industriais e minerais; crescimento das importações de bens de consumo duráveis e não duráveis; grande ingresso de capital estrangeiro para crescimento da produção industrial nacional.

    ERRADA. Pelo contrário, houve reduções nas importações desses bens, haja vista o crescimento da própria indústria.

    d) Aumento da produção nacional por meio da política de substituição de importações; expressivo ingresso de capital estrangeiro; implantação de setores industriais e de infraestrutura para diminuir a importação de bens de consumo duráveis.

    ERRADA. A política de substituição de importações esteve presente em dois momentos da história do Brasil, ambos relacionados as duas grandes guerras mundiais. O aumento da produção nacional, nesse período, esteve ligado à entrada do capital estrangeiro, através de investimentos externos, empréstimos, emissão de papel moeda e incentivos fiscais às empresas.

  • Investimento em educação?
  • Grande investimento em educação? A maioria dos professores falam q a educação foi esquecida e quase não recebeu verbas do Governo JK.