SóProvas


ID
3918505
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luiz Carlos Cagliari, ao debater sobre o tema de alfabetização e ortografia, afirma que o alfabetizando identifica as letras e vai aprendendo ao mesmo tempo a ortografia, a partir das lições do professor e dos livros ou do material didático. Porém, quando vai escrever a partir de sua iniciativa, como tem poucas referências ortográficas em sua mente, lança mão:

Alternativas
Comentários
  • C

    Do princípio acrofônico e da observação de sua fala para escrever.

  • Acrofonia (em grego: acro – princípio, cabeça + phonos - som) consiste em dar às letras de um sistema de escrita (alfabeto) uma denominação de modo que o nome de cada letra começa com essa mesma letra. Por exemplo, A, "alpha", "amarelo" e "amor" são nomes acrofônicas da letra A.

     

    A acrofonia canônica é um sistema de escrita ideográfica ou pictórica, em que tanto o nome da letra como seu glifo representam a mesma coisa ou conceito. Por exemplo, este seria o caso se a letra A em espanhol, chamado "anel" e tinha a forma de um anel.

     

    O paradigma dos alfabetos acrofônicos é o proto-alfabeto da Idade do Bronze tardia, em que a letra A, que representa o som / a /, tem um pictograma mostrando um boi, sendo chamado realmente de "boi" -'alp. O alfabeto latino descende do Proto e ainda é possível se adivinhar no seu símbolo para o A (de cabeça para baixo) a cabeça estilizada de um boi.

     

    A segunda letra do alfabeto fenício é bet que significa "casa" e que se parece com um “abrigo” e que representa o som / b /. Além disso, Aleph-Beth é a origem do termo "alfabeto"[carece de fontes] - outro exemplo em que o início de uma palavra é usado para designar todo o elemento, era uma prática comum na antiguidade no Oriente Médio.

     

     

    Em muitas nações, as notas do solfejo musical (dó, ré, mi, fa, sol, la ,si) derivam seus nomes da primeira sílaba de cada um dos sete versos do poema Hino a São João de Guido D'Arezzo:.

     

       Ut queant laxis (mais tarde alterada para Do)

       Resonare fibris

       Mira gestorum

       Famuli tuorum

       Solve polluti

       Labii reatum

       Sancte Ioannes (aqui valeram as iniciais S e I)