SóProvas


ID
3921091
Banca
COMPERVE
Órgão
TJ-RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A ferramenta SPOON é empregada para a construção de transformações, lançando mão do Pentaho Data Integration (PDI), porém utilizável apenas para ambiente de desenvolvimento. Para ambientes de produção, o PDI disponibiliza a ferramenta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A suite Pentaho é formada por um conjunto de softwares voltados para construção de soluções de BI de ponta-a-ponta, que inclui programas para extrair os dados de sistemas de origem em uma empresa, gravá-los em um data warehouse (ou base de dados), limpá-los, prepará-los e entregá-los a outros sistemas de destino ou mesmo a outros componentes da suíte para estudar ou dar acesso aos dados ao usuário final.

    O Pentaho Data Integration é formado por duas categorias de artefatos, Jobs e Transformaç&os, e estes artefatos são construídos por meio de sua interface gráfica, o Spoon. O  é a interface gráfica do Pentaho Data Integration que facilita na concepção de rotinas e lógica ETL.

    O Spoon, porém, é só a interface gráfica para criar os processos de integração de dados. Ele não serve para executá-los em produção, ou seja, no ambiente sem supervisão humana. Para isso usamos outros programas, que operam em linha de comando, sem interface gráfica.

     é o programa que executa transformações. Vale a pena mencionar que tanto jobs quanto transformações podem ser arquivos em um sistema de arquivos, normal, ou em um repositório em banco de dados. O pan pode executar uma transformação a partir de qualquer uma destas origens.

    Fonte:

  • b-

    O Spoon é a interface gráfica para criar os processos de integração de dados. Ele não executa. O Pan é o que executa transformações. O Pan executa uma transformação a partir de um sistema de arquivos

  • Letra B

    O Pentaho Data Integration é formado por duas categorias de artefatos, Jobs e Transformaç&os, e estes artefatos são construídos por meio de sua interface gráfica, o Spoon. O Spoon é a interface gráfica do Pentaho Data Integration que facilita na concepção de rotinas e lógica ETL.

    O Spoon, porém, é só a interface gráfica para criar os processos de integração de dados. Ele não serve para executá-los em produção, ou seja, no ambiente sem supervisão humana. Para isso usamos outros programas, que operam em linha de comando, sem interface gráfica.

    O Pan é o programa que executa transformações. Vale a pena mencionar que tanto jobs quanto transformações podem ser arquivos em um sistema de arquivos, normal, ou em um repositório em banco de dados. O pan pode executar uma transformação a partir de qualquer uma destas origens.

    Em geral, as transformações executadas pelo Pan são agendadas em modo batch, para que possam ser executadas automaticamente em intervalos regulares por alguma ferramenta de gerenciamento de tarefas como o crontab por exemplo.

    Enquanto o Pan executa transformações, o Kitchen executa jobs. Tal qual ocorre com o Pan, o Kitchen pode executar jobs a partir de um sistema de arquivos ou de um repositório em banco de dados.

    Novamente, tal qual o Pan, jobs são executados em modo batch através do agendamento no modo batch para serem executados automaticamente em intervalos regulares por alguma ferramenta de gerenciamento de tarefas como o crontab por exemplo.

    A tríade Spoon, Pan e Kitchen são os responsáveis pela criação e execução de artefatos criados para solucionar um problema de extração, transformação e carga de dados em um projeto de ETL com o Pentaho Data Integration.

    Fonte: https://www.infoq.com/br/articles/pentaho-pdi/