-
Conforme Lancaster (2004, p. 18-19):
Tradução, a segunda etapa da indexação de assuntos, envolve a conversão da análise conceitual de um documento num determinado conjunto de termos de indexação. A esse respeito faz-se uma distinção entre indexação por extração (indexação derivada) e indexação por atribuição. Na indexação por extração, palavras ou expressões que realmente ocorrem no documento são selecionadas para representar seu conteúdo temático.
[...]. Uma forma primitiva de indexação derivada, conhecida como Uniterm, empregava apenas termos formados por uma única palavra para representar o conteúdo temático.
A indexação por atribuição envolve a atribuição de termos ao documento a partir de uma fonte que não é o próprio documento. Os termos podem ser extraídos da cabeça do indexador. Mais frequentemente, a indexação por atribuição envolve o esforço de representar a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de alguma forma de vocabulário controlado.
Gab. D
LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. rev. atual. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.
-
Na indexação por extração -são palavras ou expressões que realmente ocorrem no documento são selecionadas para representar seu conteúdo temático. (LANCASTER, 2004,p.18)
Não vi de forma clara que a indexação por atribuição não utiliza VC.
-
A questão cobra do candidato o conhecimento específico sobre
o processo de indexação em unidades de informação.
A indexação por extração mencionada no enunciado é a prática
de indexação que usa palavras extraídas do texto indexado para representar seu
conteúdo. Esse tipo de indexação, também chamada de indexação derivada, difere
da indexação por atribuição que faz uso de termos extraídos de vocabulários
controlados para representar o conteúdo de um documento.
Logo, a indexação por extração usa termos encontrados no
próprio texto analisado enquanto a indexação por atribuição seleciona os
principais assuntos encontrados no documento e os traduz para a linguagem
documentária usada.
Com base nestas informações, identificamos que apenas as
assertivas I e III estão corretas, sendo que a assertiva II refere-se a
indexação por atribuição.
Temos então:
I – CORRETA
II – INCORRETA
III – CORRETA
Gabarito do Professor: Letra D
-
Indexação automática: A extração de palavras e/ou expressões dos documentos é tarefa que os computadores executam de modo bastante satisfatório. A extração automática apresenta nítida vantagem em relação à extração feita por seres humanos, pois a maior parte da indexação realizada por seres humanos se constitui em indexação por atribuição.
Indexação por atribuição: é aquela que envolve a atribuição de termos a partir de uma fonte que não é o próprio documento. Esse tipo de indexação representa-se a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de um vocabulário controlado.
Indexação derivativa/ extração: palavras ou expressões que realmente ocorrem no documento são selecionadas para representar o seu conteúdo temático. Uma forma primitiva de indexação derivada é o UNITERMO, que emprega apenas termos formados por uma única palavra tirada do texto.
Indexação Seletiva: é a indexação que atribui ao documento uma quantidade de termos muito limitada, atribuindo apenas 5 termos a cada documento.
Indexação Exaustiva: é a indexação que, como o próprio nome já diz , é exaustiva, ou seja, o indexador poderá atribuir ao documento quantos termos ele achar necessário para representar o documento.
Indexação de Citação: é a indexação, chamada de acasalamento bibliográfico, que é quando o indexador indexa uma citação comum dois documentos ou mais. Este tipo de indexação mostra-se importante, quando um usuário faz uma busca por citação, ai ele irá recuperar todos os documentos que contenham tal citação.
Indexação Ponderada: é a indexação que , como o termo já define, atribui pesos aos termos, a fim de identificá-los como mais importantes em relação aos outros termos.
Fonte: https://santabiblioteconomia.com.br/2016/06/24/tipos-de-indexacao/