SóProvas


ID
3926404
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O descarte de materiais de informação é uma das atividades do desenvolvimento de coleções. Segundo a literatura da área, existem basicamente quatro razões para implementar um programa regular de descarte:

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda o processo de descarte no desenvolvimento de um acervo.

    Segundo Figueiredo (1993) o desbastamento é norteado por três razões:

    Economia do espaço;

    Acessibilidade;

    Economia de Custos.

    Estas três razões são elencadas na alternativa C que é indicada como correta no gabarito da prova. Além destas, “abrir espaço para novos materiais" aparece como uma quarta razão que pode ser entendida como um resultado  das outras três razões.

    Porém, estas razões são próprias do desbastamento do acervo e não do descarte como mencionado no enunciado. O desbastamento compreende as atividades de descarte, remanejamento e conservação.

    Ao analisarmos as razões da alternativa indicada como correta, a razão de economia de custos levanta questionamentos, pois o próprio processo de descarte é custoso.

    Logo, a banca parece ter confundido as atividades de desbastamento e de descarte o que em minha opinião deveria levar a questão a ser anulada.

    Gabarito da Banca: Letra C

    Gabarito do Professor: a questão deveria ser anulada.

    FIGUEIREDO, Nice. Desenvolvimento e avaliações de coleções. Rio de Janeiro, Rabiskus, 1993.
  • Quanto ao desbastamento, Evans (1979) o define como sendo uma prática de descarte ou transferência do acervo, por excesso de exemplares, livros raramente utilizados e materiais não utilizados por muito tempo.

    E ainda, Evans (1979, p.219) relata que existem três aspectos importantes para o desbastamento:

    “a) conservar o espaço; melhorar o acesso e reduzir gastos” e que algumas desculpas mais frequentes por parte dos bibliotecários para o não desbastamento são: “[...] falta de tempo, medo de errar, colocar fora do acervo e relutância para jogar um livro fora” (EVANS, 1979, p.222)

    file:///home/rackynelly/Downloads/helenc%252C+Artigo_Silva_Castro-Filho_Quirino.pdf