-
B-O cimento portland de alto-forno contém adição de escória no teor de 35% a 70% em massa, que lhe confere propriedades como; baixo calor de hidratação, maior impermeabilidade e durabilidade, sendo recomendado tanto para obras de grande porte e agressividade (barragens, fundações de máquinas, obras em ambientes agressivos, tubos e canaletas para condução de líquidos agressivos, esgotos e efluentes industriais, concretos com agregados reativos, obras submersas, pavimentação de estradas, pistas de aeroportos, etc) como também para aplicação geral em argamassas de assentamento e revestimento, estruturas de concreto simples, armado ou protendido, etc. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 5735.
E- Já o cimento branco estrutural é voltado para fins estruturais e arquitetônicos, podendo ser utilizado também em vigas e colunas.
Cimento CP-II ou Cimento Portland Composto
Esse cimento também apresenta melhor resistência ao ataque dos sulfatos contidos no solo. É recomendado para obras correntes de engenharia civil sob a forma de argamassa, concreto simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento. Possui classe de resistência de 25, 32 e 40 MPa.
-
Não entendi por que a opção V está errada, sendo que ele possui esse tipo de característica.
-
Para mim, a letra a também está errada. A NBR 16697/2018 permite que o cimento CP-I S (comum com adição). Até mesmo o CP-I admite presença de outros materiais como escória de alto forno, carbonáticos e pozolânicos; desde que não ultrapassem 5% da composição. Já o CP-I permite apenas adição de material carbonático com limites entre 6 e 10%.
-
gabarito da banca letra B
-
Sacanagem essa pergunta, mas alto forno é para obter o desprendimento de calor moderadamente lento, ou seja, eu preciso aprender a interpretar pq não tá fácil
-
a) Correta.
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: DPE-RO Prova: FGV - 2015 - DPE-RO - Analista da Defensoria Pública - Analista em Engenharia Civil
O CP I é produzido sem quaisquer adições além do gesso, que é utilizado para regularizar a pega.
Gab: Certo.
b) Acredito que o erro está na "exclusividade " do desenvolvimento do calor baixo de hidratação, pois o intuito era não acelerar o processo de hidratação segundo o boletim Portland 2002.
Fonte: https://solucoesparacidades.com.br/wp-content/uploads/2012/11/28-Guia-basico-de-utilizacao-do-cimento-portland.pdf
c) Correta.
Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Prefeitura de Fundão - ES Prova: IDCAP - 2020 - Prefeitura de Fundão - ES - Engenheiro Civil
O cimento CP V, também conhecido como cimento ARI, oferece alta resistência inicial as misturas e um alto calor de hidratação.
Gab: Certo.
D) Não achei nenhuma fonte.
-
O erro está na letra b, que afirma que "O cimento de alto forno foi desenvolvido para se obter baixo calor de hidratação."
Ele não foi desenvolvido para este fim, apesar dessa ser uma característica dele.