- ID
- 3927478
- Banca
- UFMT
- Órgão
- Prefeitura de Várzea Grande - MT
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Elétrica
- Assuntos
A coluna da esquerda apresenta os tipos de acionamento de máquinas elétricas e a da direita, os principais aspectos de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Partida direta
2 - Chave estrela-triângulo
3 - Chave compensadora
4 - Soft starter
5 - Inversor ou conversor de frequência
( ) Para utilizar esta chave de partida, é fundamental que o motor tenha possibilidade de ligação em dupla tensão, tais como 220/380 V, 380/660 V, 440/760 V; a menor tensão coincidindo com a tensão de linha da rede e, no mínimo, seis terminais.
( ) É chave de partida estática destinada à aceleração, desaceleração e proteção de motores de indução trifásicos. Tem como vantagem a limitação da corrente de partida, evitando assim picos de corrente e gerando economia de energia. Como desvantagens, pode-se citar a possibilidade de geração de interferência eletromagnética e a sensibilidade a surtos de tensão.
( ) Dispositivo eletrônico mais completo, capaz de gerar tensão e frequência trifásicas ajustáveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de indução trifásico. Age na partida, frenagem, proteção e variação da velocidade dos motores. Proporciona economia de energia.
( ) Neste tipo de acionamento, o motor recebe, nos seus terminais, plena tensão no instante da partida. É tido como o método mais simples para acionamento de motores elétricos.
( ) Apesar de apresentar alto custo inicial, este método
permite um ajuste simples da corrente, bastando
mudar a tensão fornecida ao motor por meio dos taps
ou regulador do autotransformador.