SóProvas


ID
3928258
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A análise da estrutura da vegetação é fundamental para o melhor conhecimento da situação da floresta e permite delinear procedimentos para proteção ou manejo. Sobre o tema, analise as afirmativas.

I - A abundância representa o número de indivíduos de cada espécie na composição florística.
II - O valor de importância é a combinação dos valores relativos de densidade, abundância e dominância.
III - Os índices de Shannon, Simpson e Pielou representam, respectivamente, a dominância, a equabilidade e a diversidade.
IV - A dominância representa o grau de ocupação da área da floresta para cada espécie.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: C

    Cuidado com a pegadinha!!! Densidade = Abundância

    II - O valor de importância é a combinação dos valores relativos de densidade, abundância (frequência) e dominância. (ver definições abaixo)

    III - Os índices de Shannon (diversidade), Simpson (dominância)e Pielou (equabilidade) representam, respectivamente, a dominância, a equabilidade e a diversidade.

    Densidade ou Abundância

    A densidade, também chamada abundância, é o número de indivíduos por hectare de cada espécie na composição da floresta. Este parâmetro é estimado em termos de densidade absoluta e relativa, para cada espécie encontrada no levantamento.

    Dominância

    A dominância é expressa em termos de área basal, ou seja, a projeção da área seccional do tronco da arvores a 1,3 m do solo. Assim, é definido como o somatório da área basal por hectare, de cada espécie, expressa através de valores absolutos e relativos.

    Frequência

    A frequência de cada espécie é dada pela ocorrência de cada uma, nas unidades amostrais, ou seja, a frequência absoluta é o número de parcelas que uma espécie ocorre em relação ao número total de parcelas. Já a frequência relativa está associada porcentagem da frequência absoluta em relação ao somatório das frequências absolutas.