SóProvas


ID
3928741
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O tema Estabilidade de Taludes envolve a questão de segurança de encostas naturais, taludes de corte, taludes de aterros e pilhas de mineração, e, para tratar essa questão, é fundamental a caracterização geológicogeotécnica na identificação dos agentes, das causas e dos condicionantes atuantes para o processo de estabilização. Além de avaliar esses mecanismos deflagradores, tipos de movimentos de massa, compartimentação dos maciços terrosos, rochosos e/ou mistos (solos e rochas), também se faz necessário caracterizar parâmetros geomecânicos, investigações de superfície e subsuperficie e fator de segurança para a escolha correta de técnicas de contenção.

As obras de estrutura de técnicas de contenção podem ser classificadas em contenções passivas, ativas, sem estrutura de contenção e obras de proteção superficial. Sobre esses tipos de técnicas de contenção, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Obras de contenção passivas: muros de arrimo, cortinas cravadas, cortinas ou muros ancorados sem protensão.

( ) Obras de contenção ativas: muros e cortinas atirantadas, placas atirantadas.

( ) Obras sem estrutura de contenção: retaludamento, drenagem, enfilagens.

( ) Obras de proteção superficial: enfilagens, muros de espera, drenagem superficial.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Contenção Ativa: São estruturas que impõe uma ação sobre a encosta, talude ou corte, mesmo antes de ser requisitada. Isto é conseguido através do atirantamento ou grampeamento, transferindo a resistência ao esforço para uma área maior e mais profunda da encosta, corte ou do maciço rochoso.

    Cortina cravada = cortina atirantada... a meu ver é ativa! mas... segue o baile.