(D)
Mensuração é o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado. Esse processo envolve a seleção de uma base específica de mensuração. Essas bases incluem o seguinte:
a) Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou pelos valores que serão necessários para liquidá-lo.
b) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores que teriam de ser pagos se esses ativos fossem adquiridos na data do balanço. Os passivos são reconhecidos pelos valores que seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço.
c) Valor realizável (valor de realização ou de liquidação). Os ativos são mantidos pelos valores em caixa que poderiam ser obtidos pela venda numa forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos seus valores de liquidação, isto é, pelos valores que seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da entidade.
d) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente do fluxo futuro de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações da entidade. Os passivos são mantidos pelo valor presente do fluxo futuro de caixa que se espera seja necessário para liquidar o passivo no curso normal das operações da entidade.
Fonte: crc-ce.org.br/crcnovo/files/fluxo_de_caixa.pdf