-
Suas noções de pedagogia crítica e instrução popular foram teorizadas e praticadas décadas mais tarde por Paulo Freire no Brasil. Gramsci desacreditava de uma tomada do poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos mais importantes, para a conquista da cidadania, seria a escola.
fonte:http://educacao.uol.com.br/biografias/antonio-gramsci.jhtm
-
A influência póstuma de Gramsci encontra-se associada principalmente aos mais de trinta cadernos de análise que escreveu durante o período em que esteve na prisão. Estes trabalhos contêm seu pensamento sobre a história da Itália e nacionalismo, bem como ideias sobre teoria crítica e educacional que são frequentemente associadas com o seu nome, tais como:
- Hegemonia cultural;
- A ampliação da concepção Marxista de Estado;
- A necessidade de educar os trabalhadores e da formação de intelectuais provenientes da classe trabalhadora, que ele denomina “intelectuais orgânicos”;
- A distinção entre a sociedade política e a civil;
- O historicismo absoluto;
- A crítica do determinismo económico;
- A crítica do materialismo filosófico.
- A análise do americanismo e do fordismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci
-
No que se refere à escola clássica Gramsci afirma que:
A tendência hoje é a de abolir qualquer tipo de escola desinteressada (não imediatamente interessada) e formativa, ou conservar delas tão-somente um reduzido exemplar destinado a uma pequena elite de senhores e mulheres que não devem pensar em se preparar para um futuro profissional. 4
Para Gramsci, 5 a solução da crise do sistema de ensino italiano se daria a partir da implantação da escola única de cultura geral, formativa, que equilibrasse o desenvolvimento tanto da capacidade intelectual como da manual. Essa escola forneceria orientação profissional e prepararia os indivíduos fosse para o ingresso em escolas especializadas, fosse para o trabalho produtivo.
http://www.senac.br/BTS/221/boltec221c.htm
-
Gramsci, realmente propôs o estabelecimento da escola unitária, bem como criticou a escola tradicional, que dividia o ensino em clássico e profissional, este destinado às classes instrumentais e aquele às classes dominantes e aos intelectuais.
GABARITO: questão “CERTA”