SóProvas


ID
3932668
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Qual o malware que sequestra arquivos (e, às vezes, todo o HD), criptografa-os e exige dinheiro de sua vítima em troca de uma chave de descriptografia?

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    Tipos de ransomware

    O Ransomware Crypto criptografa arquivos valiosos em um computador para que o usuário não possa acessá-los;

    O Locker ransomware não criptografa arquivos. Em vez disso, bloqueia a vítima para fora do dispositivo, impedindo-o de usá-lo. Uma vez bloqueados, os cibercriminosos que executam ataques de locker ransomware exigirão um resgate para desbloquear o dispositivo.

  • Worm (verme): é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Spyware: É um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e envia as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa.

    Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas.

    Ransomware: é um malware que sequestra arquivos, criptografa-os e exige dinheiro de sua vítima em troca de uma chave de descriptografia.

    Alternativa: C

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES !!!

    #ESTABILIDADESIM !!!

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !!! 

  • Gabarito: Alternativa C

    Ransomware: O malware que, por meio de criptografia, torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento e exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário. Ransomware é um tipo de malware que cifra os arquivos armazenados no computador da vítima e solicita um resgate para decifrá-los. A forma mais comum de infectar um computador com ransomware é utilizando a técnica de phishing para enganar a vítima, fazendo com que ela clique em um link enviado via e-mail que ache ser confiável. 

    Worms: programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo. É autorreplicante, não precisa de outro programa para se propagar. Consome recursos e degrada o desempenho de redes e computadores. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de software instaladas em computadores. 

    Adware: projetado para apresentar propagandas, seja através de um browser, seja através de algum outro programa instalado em um computador. Tem sido incorporado a software, serviços e, principalmente, a aplicativos gratuitos de celular. Não é um vírus, é legítimo e legal porém invasivo. E nada impede a execução de serviços ilegítimos em background, aí já passa a ser ilegal. Adware vem de advertising (propaganda) e software

    Spyware: é uma violação à confidencialidade. Monitora as atividades de um sistema e envia as informações coletadas para terceiros. É um espião

  • RANSOMWARE

    É um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.

    • O ataque de Phishing é o mais utilizado para viabilizar ataques de Ransoware.

    [...]

    ☛ O ransomware pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam:

    •  Através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link;
    • Explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.

    [...]

    Existem dois tipos de ransomware:

    ✓ Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.

    ✓ Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.

    _____

    Ataques ransomware que ficaram famosos aqui no Brasil:

    • WannaCry, Mamba e Erebus!

    [...]

    Importante! → Além de infectar o equipamento, o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também.

    [...]

    Mas então, como solucionar os ataques?

    Um ataque de ransomware comumente ocorre por meio da exploração de vulnerabilidades de sistemas e protocolos; a forma mais eficaz de solucionar um ataque desse tipo e recuperar os dados “sequestrados” (criptografados) é fazendo o Becape.

    Ou seja, fazendo a cópia de segurança dos arquivos frequentemente, solucionaria este ataque, uma vez que os arquivos estariam seguros.

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} Ransomware é um tipo de malware que cifra os arquivos armazenados no computador da vítima e solicita um resgate para decifrá-los. (CERTO)

    2} Praga virtual que informa, por meio de mensagem, que o usuário está impossibilitado de acessar arquivos de determinado equipamento porque tais arquivos foram criptografados e somente poderão ser recuperados mediante pagamento de resgate denomina-se ransomware. (CERTO)

    3} O malware que, por meio de criptografia, torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento e exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário é do tipo ransomware. (CERTO)

    4} Formatos comuns de arquivos, como, por exemplo, .docx ou .xlsx, são utilizados como vetor de infecção por ransomware, um tipo de software malicioso que encripta os dados do usuário e solicita resgate. (CERTO)

    [...]

    RESUMO

    Ransomware --> ENCRIPTA dados --> EXIGE RESGATE

    [...]

    ____________

    Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.