- ID
- 3936358
- Banca
- UFMT
- Órgão
- Prefeitura de Várzea Grande - MT
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Dados do Ministério da Saúde mostram que está ocorrendo uma epidemia de sífilis no país. Essa informação é muito grave uma vez que, todo ano, existe uma perspectiva de 937 mil novos casos da doença no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O cirurgião-dentista é um profissional privilegiado para o diagnóstico e tratamento precoce dessa manifestação, pois o aparecimento de lesões na cavidade oral é indicador da enfermidade. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No estágio conhecido como sífilis secundária, diagnosticado clinicamente quatro a dez semanas depois da infecção inicial, podem aparecer erupções na mucosa bucal caracterizadas por placas esbranquiçadas, irregulares, indolores.
( ) A presença de uma úlcera indolor, com borda endurecida e elevada e base clara, com tamanho entre um e dois centímetros na língua, lábio ou palato pode ser indicativo de cancro, lesão característica do estágio inicial da doença.
( ) A sífilis também pode ser transmitida verticalmente, da gestante infectada para o feto, que apresentará comprometimento na morfologia dos dentes decíduos.
( ) O paciente pode relatar sintomas sistêmicos associados à presença de lesões bucais, como dor de garganta, inchaço nos linfonodos, dor de cabeça, perda de peso, febre e dores musculares.
Assinale a sequência correta.