CLASSES DO FOGO
Classe A São considerados desta classe os materiais combustíveis que queimam em profundidade e extensão e deixam resíduos. Os materiais que constituem esta classe são: madeira, papel, tecidos, algodão, borracha, etc.. O agente extintor mais indicado para combater incêndios desta classe é a água, que tem o poder de penetração e resfriamento.
Classe B Nesta classe de incêndio enquadram os materiais que queimam em extensão e geralmente não deixam resíduos. São desta classe de incêndio: gasolina, óleos, gases, graxas, tintas, álcoois, tinner, etc.. Para os trabalhos de extinção dos incêndios desta classe, são usados pós químicos e agentes espumantes misturados em água que, ao serem aplicados, formam uma camada isolante que impede a presença do oxigênio na combustão.
Classe C Enquadram nesta classe de incêndio os materiais e equipamentos quando energizados, tais como: motores, fios, transformadores, computadores, eletrodomésticos e qualquer outro material metálico usado na aplicação de energia elétrica. A característica fundamental para esta classe de incêndio é a presença da eletricidade no equipamento ou material. Os agentes extintores indicados para combater incêndios desta classe são os pós químicos e gases com poderes de extinção de incêndios, tais como CO2 e "Halotron".
Classe D Constituem desta classe de incêndio os metais pirofóricos que queimam facilmente quando fundidos, finalmente divididos ou em forma de lâminas. Citamos, como exemplo, o magnésio, o titânio, o sódio, o potássio, o zircônio, o zinco, o urânio, o plutânio, dentre outros. O comportamento dos materiais enquadrados nesta classe, por ocasião de um incêndio, é diferente dos demais, visto que durante a combustão forma-se uma reação em cadeia o que dificulta a sua extinção através de procedimentos convencionais. Sua extinção é feita por pós químico especiais à base do grafite.
Nunca use água para combater incêndio desta classe
FONTE: http://www.recomex.com.br/inicial/fogo.htm