A questão exige o conhecimento sobre compreensão das diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação). Vejamos:
Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação). Um aspecto fundamental para os momentos iniciais da alfabetização é que o aluno faça a diferenciação entre as formas escritas e outras formas gráficas de expressão. Esse também não é um saber óbvio e que “já vem pronto” e, por isso, precisa ser trabalhado em sala de aula, em situações que levem as crianças a distinguir entre:
1- letras e desenhos;
2- letras e rabiscos;
3- letras e números;
4- letras e símbolos gráficos como setas, asteriscos, sinais matemáticos, etc.
Como se trata de conhecimento básico para a compreensão da natureza da escrita, ele precisa ser introduzido, trabalhado sistematicamente e consolidado logo no período inicial da alfabetização. Esse tipo de conhecimento pode ser abordado, por exemplo, através da exploração, em livros, revistas e outros impressos, das diferenças gráficas entre o texto escrito e o desenho, entre a escrita alfabética e os ícones e sinais, muito usados atualmente, mas que não representam a pauta sonora. Quanto à distinção entre letras e números, é possível propor aos alunos que procurem saber ou levantem hipóteses sobre a presença dos símbolos que representam os números em calendário, listas telefônicas, folhetos com preços de mercadorias, etc.
Os itens todos estão corretos.
Referência:
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais/ Series Iniciais do Ensino Fundamental.
GABARITO: C