SóProvas


ID
3943516
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A temporalidade de uma associação entre exposição e desfecho pode ser observada no estudo:

Alternativas
Comentários
  • É um estudo longitudinal, onde os participantes são observados por um período de tempo pré-estabelecido, cuja duração é dependente da enfermidade de interesse, para que sejam verificadas mudanças na freqüência da ocorrência da enfermidade associadas à presença do fator de risco. Sendo a unidade de observação o indivíduo, o acompanhamento permite detectar as mudanças que ocorreram em todos os participantes do estudo. 

    Fonte: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/59/o/Modulo4-Estudosdecoorte.pdf

  • Alternativa B

    PARA NUNCA MAIS CONFUNDIR

    • Coorte: parte da EXPOSIÇÃO para o DESFECHO (prospectivo)
    • Caso-Controle: parte do DESFECHO para a EXPOSIÇÃO (retrospectivo) - comum em doenças raras
  • Acho que de cara já da pra eliminar as alternativas A e C. Sendo assim, vamos diferenciar o estudo de coorte e o de caso controle.

    Coorte: trata-se do acompanhamento de um grupo de indivíduos pertencentes a uma mesma população, que é acompanhada por um certo período, com vistas a estudar a ocorrência de um ou mais desfechos. Estudo longitudinal.

    Caso-controle: baseia-se na comparação de um grupo que apresenta o desfecho de interesse (doença, sintomas, condição) com outro grupo que não apresenta. Os grupos são comparados e identificados fatores de risco para o desfecho estudado. Estudo retrospectivo.

    GABARITO B