SóProvas


ID
3943651
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na classificação das retrações gengivais proposta por Miller (1985), é possível ter uma previsibilidade do tratamento dessas retrações, levando em consideração que o recobrimento radicular dos defeitos:

Alternativas
Comentários
  • Na Classe IV de Miller, a retração tecidual marginal se estende até ou além da junção mucogengival. Há perda óssea e tecidual severa na região interdental ou mal posicionamento dentário severo.

    Nenhum recobrimento é possível, logo, está contraindicado o recobrimento.

    Gabarito: A

  • A previsibilidade da cobertura radicular pode ser melhorada pelo exame pré-cirúrgico e pela correlação da retração usando a classificação proposta por Miller:

    ·       Classe I. A retração tecidual marginal não se estende até a junção mucogengival. Não há perda óssea ou de tecido mole na área interdental. Esse tipo de retração pode ser estreito ou largo.

    ·       Classe II. A retração tecidual marginal estende-se até a junção mucogengival (ou além desta). Não há perda óssea ou de tecido mole na área interdental. Esse tipo de retração pode ser subdividido em largo ou estreito.

    ·       Classe III. A retração tecidual marginal estende-se até a junção mucogengival (ou além desta). Há perda óssea e de tecido mole na área interdental ou mau posicionamento grave dos dentes.

    ·       Classe IV. A retração tecidual marginal estende-se até a junção mucogengival (ou além desta). Há perda óssea grave e de tecido mole na área interdental ou mau posicionamento grave dos dentes.

    Em geral, os prognósticos das Classes I e II são de bons a excelentes, enquanto na Classe III apenas a cobertura parcial pode ser esperada. A Classe IV tem um prognóstico muito ruim com as técnicas atuais.

    Fonte: Carranza, 12ed.