SóProvas


ID
3946936
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paula é uma pedagoga que decidiu abrir sua própria escola e, no momento de montar a matriz curricular das disciplinas que seriam oferecidas, teve que considerar a LDBEN, Lei n° 9.394/1996, que estabelece que

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige que identifiquemos, entre as alternativas, aquela que estabelece corretamente uma disposição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sobre o currículo da Educação Básica.

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Os fundamentos dessa questão constam no art. 26 da LDB. Vejamos.

    Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

    [...]

    § 2.º - O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

    § 3.º - A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

    I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;

    II – maior de trinta anos de idade;

    III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;

    IV – amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969 (que possuem afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos ou agudizados);

    VI – que tenha prole.

    [...]

    § 5º  No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa.

    [...]

    § 10.  A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo Ministro de Estado da Educação.

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Conforme podemos observar, única alternativa – entre as expressas – que está de acordo com os termos da LDB é a letra “D": “o currículo da educação básica deve ter uma base nacional comum, a ser complementada por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos".


    Analisemos o erro das demais alternativas:

    A) a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica e deve ser obrigatoriamente cursada por todos os alunos.

    Errada! Embora a Educação Física seja componente curricular obrigatório na educação básica, não o é para todos os alunos. Sua prática será facultativa ao aluno: 1) que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; 2) maior de trinta anos de idade; 3) que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física; 4) que possua afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos ou agudizados; e 5) que tenha prole.


    B) o ensino da Arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular facultativo da educação básica.

    Errada! O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.


    C) o ensino de língua estrangeira é obrigatório e deverá ser ofertado desde o início da educação básica, tornando homogênea sua oferta em todos os níveis de ensino.

    Errada! A língua estrangeira (língua inglesa) será ofertada a partir do sexto ano do ensino fundamental.


    E) cabe à instituição escolar elaborar o currículo, decidir quais componentes são obrigatórios e complementares, de acordo com as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos, preservando, assim, sua autonomia e gestão democrática.

    Errada! A definição dos componentes obrigatórios dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação do Ministro da Educação. Portanto, é incorreto afirmar que essa é uma atribuição da escola.



    Gabarito do professor: Letra D.
  • D

    o currículo da educação básica deve ter uma base nacional comum, a ser complementada por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

  • a) errada!!! pois e facultada em alguns casos: trabalho superior 6 horas, serviço militar com a prática de atividade física, prole e doenças cógnitas que impossibilite a prática do exercício físico

    b)errada! não é facultativo é obrigatório

    c) errada! língua estrangeira a partir do 6 ano do ensino fundamental

    d) certa: temos a famosa BNCC

    e) errada! cabe ao sistema escolar elaborar o currículo(união=normas gerais)