SóProvas


ID
3946939
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

(Artigo 33 da LDBEN, Lei n° 9.394/1996)


De acordo com esse artigo,

Alternativas
Comentários
  • Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.            

    § 1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.     

          

    § 2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.  

    Fonte: www.planalto.gov.br

  • Essa questão cobra disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sobre o ensino religioso, mais especificamente, o conteúdo do art. 33.


    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Sobre as disposições do art. 33 da LDB, citado no comando da questão, precisamos estar atentos aos seguintes detalhes:

    1) a oferta do ensino religioso (nas escolas públicas de ensino fundamental) é obrigatória e deverá ser realizada em horários normais de aula (não podendo a oferta ser feita em separado, como por exemplo, no contraturno);

    2) a matricula é facultativa, isto é, o aluno não será obrigado a cursar a disciplina;

    3) na oferta, será garantido o respeito à diversidade religiosa, sem prevalências de uma matriz religiosa sobre outra. Desse modo, sendo vedadas quaisquer formas de proselitismo*.

    *Proselitismo é o esforço para converter alguém a uma determinada religião ou doutrina.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A) o ensino religioso, como parte integrante da formação básica do cidadão, é disciplina obrigatória para todos os alunos.

    Errada! O ensino religioso é de matrícula facultativa aos alunos. O que possui caráter obrigatório é a oferta por parte da escola pública de ensino fundamental. Portanto, é incorreto afirmar que se trata de uma disciplina obrigatória para todos os alunos.

    B) para atender à diversidade cultural religiosa do Brasil, a escola pública deve oferecer, fora do horário regular das aulas, o ensino religioso que atenda às diferentes denominações religiosas.

    Errada! De fato, deve ser respeitada a diversidade cultural religiosa do Brasil, contudo, a escola pública (de ensino fundamental) deve realizar a oferta nos horários normais/regulares de aula.

    C) o ensino religioso é disciplina obrigatória no currículo das escolas públicas, porém para o aluno é disciplina facultativa.

    Certa! O Estado tem a obrigação de garantir a oferta do ensino religioso nas escolas públicas (de ensino fundamental), entretanto, a matrícula na disciplina é facultada ao aluno.

    D) os estabelecimentos públicos de ensino podem optar ou não por oferecer o ensino religioso em seu currículo, caso seu conselho de escola assim o decida.

    Errada! É obrigatório aos estabelecimentos públicos de ensino (fundamental) oferecer o ensino religioso em seu currículo. O conselho escolar não possui o poder de contrariar isso, pois trata-se de uma determinação da LDB.

    E) todas as escolas públicas devem atender o preceito legal sobre o ensino religioso cristão, em respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

    Errada! Isso seria uma forma de proselitismo, que a LDB veda expressamente. Na oferta do ensino religioso, será garantido o respeito à diversidade religiosa, sem prevalências de uma matriz religiosa sobre outra. Portanto, é incorreto dizer que as escolas públicas devem atender ao ensino religioso cristão.


    GABARITO: ALTERNATIVA “C"
  • C

    o ensino religioso é disciplina obrigatória no currículo das escolas públicas, porém para o aluno é disciplina facultativa.

  • O enunciado da questão já traz a resposta. É necessário apenas interpretar a letra da lei. Alternativa C.