SóProvas


ID
3948355
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao sugerir assuntos para serem veiculados no telejornal da emissora local, o departamento de comunicação recebeu orientação que há mais interesse em:

I. Situações singulares.
II. Fatos da cidade ou região em que está instalada a emissora.
III. Acontecimentos que podem modificar o cotidiano das pessoas.

Esses assuntos atendem, respectivamente, aos critérios de noticiabilidade:

Alternativas
Comentários
  • A questão é maliciosa, mas dá para acertar pelos critérios proximidade e relevância.

    Novidade: Nem tudo que é singular é novo, mas aquilo que é novo tende a ser singular. Aqui a banca usou o segundo significado de singular do dicionário, que é "especial, raro". Se é novidade, não tinha acontecido ainda, então é "raro", "singular". Ocorre que entre os critérios de noticiabilidade existem tanto "novidade" quanto "singularidade". Seus significados são próximos e a banca ajudou a confundir o candidato.

    "Os critérios de noticiabilidade geralmente incluem, sob a forma de uma lista, fatores como a oportunidade, a proximidade, a importância, o impacto ou a consequência, o interesse, o conflito ou a controvérsia, a negatividade, a frequência, a dramatização, a crise, o desvio, o sensacionalismo, a proeminência das pessoas envolvidas, a novidade, a excentricidade e a singularidade (no sentido de pouco usual). (SOUSA, 1999, p. 55)"  

    Proximidade: O critério proximidade é bem o que foi escrito. Se a notícia aborda fatos próximos a sua região, então ela alcança o critério de proximidade.

    Relevância: Se é passível de alterar o seu cotidiano, então a notícia alcança o critério de relevância. A notícia é relevante para você porque toca na sua vida ou na vida de pessoas próximas.

    Imagine que você esta prestes a ter um filho e vê a notícia de que a secretaria de educação vai fechar a única creche existente na sua região. Para você essa matéria alcança, ao mesmo tempo, os critérios de proximidade e relevância.