Possuímos:
1) requisitos funcionais:(RFU) que descrevem um utilidade ou serviço do sistema;
2) Requisitos não funcionais:(RNF) que expressam restrições que o sistema deve operar ou qualidades que o software deva ter;
1. Registrar avaliação de colaborador por parlamentar: O sistema deve permitir ao parlamentar, em uma única tela, a avaliação de todos os seus colaboradores.
RFU, funcional, pois o sistema deve permitir, veja só uma FUNÇÃO/UTILIDADE DO SISTEMA: A AVALIAÇÃO...
.
2. Considerar Aspectos Legais: O sistema deve seguir orientações elencadas na Resolução 099/XXXX do Conselho Legislativo do Estado.
RNF, não funcional, requisitos legais são restrições que o sistema deve operar.
.
3. Registrar autoavaliação de parlamentar: O sistema deve permitir ao parlamentar sua autoavaliação em relação às disposições legais sob as quais atuou no período.
RFU, funcional, novamente o que o sistema deve permitir ISTO ( uma função: autoavaliação) observem que o examinador usou o 'mapa do maroto' pra dar uma marotagem ao mencionar 'disposições legais' para confundir o candidato com requisito não funcional.
.
4. Atentar à Segurança: O sistema deve fornecer mecanismos de segurança e autenticação alinhados com os adotados pelo processo XPTO.
RNF, não funcional, requisitos de segurança é uma qualidade do software e não uma função.Talvez você pergunta: "Mas Max o examinador ta falando o sistema deve..., então não seria um requisito funcional?" Eu te respondo: não! Leia a sentença completa: o sistema deve.... fornecer mecanismos de segurança. Isto não é um função e sim algo inerente ( qualidade) do sistema/software.
.
5. Impedir acesso direto ao processo XPTO: O sistema deverá mostrar ao usuário que existem formulários de avaliação a serem respondidos e dará a opção de respondê-los depois.
RFU, funcional, o sistema deverá mostrar ISTO ( A função: formualários de avaliação)
GABARITO ALTERNATIVA C
A classificação dos tipos não funcionais segue a classificação adotada pelo professor Ian Sommerville.
1) Requisito funcional.
2) Requisito não funcional do tipo externo. Exemplos: legislação, interoperabilidade, etc.
3) Requisito funcional.
4) Requisito não funcional do tipo organizacional. Exemplos: políticas e procedimentos organizacionais, como padrões, processos, etc.
5) Requisito funcional.