Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho na área!
Questão que cobra os Conceitos Fundamentais da Economia e já aviso: é polêmica! Repare que a questão pede a INCORRETA, ok?
A Economia parte do pressuposto que as necessidades humanas são ilimitadas, mas os recursos são limitados. Isso significa que, para atender a mais necessidades humanas, precisamos utilizar os recursos de forma eficiente, pois só assim conseguiremos extrair o máximo dos recursos disponíveis de forma a atender o maior número de necessidades humanas.
Dito isso, vamos às alternativas dessa questão!
a) Correta. A Economia visa responder 3 perguntas, as chamadas "Questões Econômicas Fundamentais": O que produzir? (i), Como produzir? (ii) e Para quem produzir (iii)?
A pergunta "O que produzir" tem a ver com a eficiência alocativa, isto é, em quais bens devem ser produzidos.
A segunda pergunta (como produzir?) está relacionada com a eficiência produtiva, isto é, com a melhor forma de organizar a produção e extrair o máximo dela, para que mais necessidades humanas sejam atendidas.
Já a terceira pergunta "para quem produzir" está relacionada com quem é o destinatário da produção nacional, isto é, como se dá a distribuição dessa produção na Economia. Será que os mais ricos, por terem contribuído mais para a produção, devem receber mais desses bens/serviços produzidos? Se sim, o quanto a mais os ricos devem receber? Ou será que os mais pobres, por não terem o mesmo acesso aos bens, devem ser priorizados nessa distribuição? Se sim, o quanto a mais os pobres devem receber
Responder a pergunta "para quem produzir?", dando respostas sobre a melhor forma de distribuir a produção nacional, faz parte da Economia.
b) Correta. Como vimos no comentário da alternativa anterior, uma das perguntas que a Economia visa responder é "Como produzir?". Responder esta pergunta se relaciona diretamente com a forma pela qual uma sociedade organiza sua produção.
c) Incorreta. Esta alternativa foi a considerada incorreta e é o nosso gabarito. E é aqui que reside a polêmica! Como estamos estudando para concursos, soa natural para nós que o Estado seja um agente importante na Economia. Mas vale lembrar que a Economia é uma ciência muito grande e que há quem defenda que o Estado é dispensável.
Para concursos, no entanto, a posição esmagadoramente majoritária é no sentido que o mercado privado possui falhas e que caberia ao Estado suprir essas falhas, visando, por exemplo, diminuir o desemprego e controlar a inflação.
d) Correta. Sempre que um indivíduo toma uma decisão, ele escolhe uma alternativa e, justamente por isso, deixa de escolher a outra. Se você decidiu estudar para concursos, implicitamente já decidiu abrir mão de períodos de lazer, por exemplo. O custo de oportunidade é justamente isso: o que você deixa de ganhar ao tomar uma decisão. No caso do exemplo do estudo, o seu custo de oportunidade é o lazer, pois ao decidir estudar você "deixa de ganhar" períodos de lazer.
Portanto, nessas decisões que tomamos no dia-a-dia, o custo de oportunidade está presente.
e) Correta. A FPP é um modelo econômico que mostra qual é o máximo de produção que uma sociedade pode alcançar com os recursos que possui. Ou seja, dados os recursos disponíveis, a FPP vai nos mostrar até onde a produção pode ir, isto é, qual é a restrição de produção que aquela sociedade possui.
Gabarito do professor: C.