SóProvas


ID
3949687
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à teoria dos mercados perfeitamente competitivos,

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área! 

    Esta questão trata sobre a Estrutura de Mercado denominada Concorrência Perfeita!

    Bora lá?


    a) Correta. Já temos aqui nosso gabarito. Na concorrência perfeita, a curva de oferta das firmas individuais é representada pelas curvas de custo marginal dessas firmas. Isso ocorre porque, na concorrência perfeita, o equilíbrio ocorre quando o Preço é igual ao Custo Marginal. Por isso, as empresas vão produzir um nível de produção (Q) que faça com que o Cmg = P. 

    Se a curva de oferta das empresas é igual ao Custo Marginal, é decorrência lógica entendermos que a Elasticidade Preço da Oferta (EPO) dependerá do Custo Marginal. Lembre que a EPO mede o quanto que a oferta varia percentualmente quando o preço varia 1%. Como em concorrência perfeita, se a oferta é igual ao custo marginal, a EPO irá nos dizer o tanto que o custo marginal varia percentualmente quando o preço varia 1%. 


    b) Incorreta. Em concorrência perfeita, a curva de demanda da firma é perfeitamente elástica (100% horizontal), o que nos diz que as firmas são tomadoras de preço, isto é, que elas simplesmente aceitam o preço transacionado no mercado, pois não conseguem influenciar este preço para cima ou para baixo. 

    No entanto, o preço de equilíbrio do mercado não necessariamente agrada todas as firmas. Haverá firmas cujo custo de produção não será coberto pelo preço vigente no mercado. Neste caso, a firma pode ter que fechar as portas e, certamente, não estará satisfeita! hahaha


    c) Incorreta. Na verdade, em concorrência perfeita, a curva de demanda é 100% horizontal, pois é perfeitamente elástica. Essa situação decorre do fato de que, em concorrência perfeita, os bens são homogêneos entre si e há perfeita transparência de informações. Estes fatores fazem com que a firma não tenha influencia sobre os preços, pois, como seu produto é similar ao do concorrente, se ela aumentar o preço, o consumidor vai comprar na loja do lado (bens homogêneos), pois este consumidor sabe que lá está mais barato (transparência de informações). 


    d) Incorreta. Na verdade, o ponto de lucro máximo da firma competitiva não tem a ver com o Custo Fixo médio, mas, sim, com o custo marginal. Na concorrência perfeita, o lucro será máximo quando o Preço for igual ao Custo Marginal (P = Cmg). 


    e) Incorreta.  O excedente do consumidor é a diferença entre o que o consumidor está disposto a pagar e o que ele efetivamente paga. O excedente do produtor é a diferença entre o que o produtor estaria disposto a receber e o que ele efetivamente recebe. No mercado de concorrência perfeita, há maximização tanto do excedente do produtor quanto do consumidor, mas eles são completamente diferentes entre si (não há equivalência entre um e outro, como afirmou a alternativa). 


    Gabarito do professor: A
  • Letra A é o Gabarito.

    Na concorrência perfeita, o equilíbrio ocorre quando o Preço é igual ao Custo Marginal