-
Y = C + G + I + X - M
2000 = 1500 + 500 + I -400
I = 400
O investimento é formado pelo formação bruta de capital fixo e pela variação dos estoques. Embora a questão não tenha declarado expressamente que a variação de estoques foi zero, assumindo tal condição a depreciação é de $100, uma vez que a formação líquida de capital fixo é de $300. E $100 é 5% do PIB.
-
Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para resolver esta questão sobre Contas Nacionais.
Bom, repare que a questão nos deu a formação LÍQUIDA de Capital Fixo. Portanto, se acharmos o valor bruto do investimento, poderemos encontrar a depreciação.
Além disso, note que a questão fala em exportações LÍQUIDAS, ou seja, as exportações já diminuídas das importações (X - M). Além disso, repare que o saldo das exportações líquidas é negativo, isto é, o pais mais importou do que exportou.
Considerando esses dois pontos de atenção, podemos ir às alternativas.
a) Correta. Com os dados da questão, podemos calcular o valor do investimento.
PIB = Consumo + Investimento + Gastos do Governo + Exportações Líquidas.
Substituindo os dados da questão:
2.000 = 1.500 + I + 500 - 400 (lembre que o país mais importou do que exportou, por isso o 400 entra com sinal negativo aqui).
Fazendo as contas:
2.000 = 1.600 + I
I = 400.
Portanto, achamos o investimento, que é igual a 400.
O investimento, por sua vez, é igual à formação bruta de capital fixo (FBCF) mais a variação dos estoques (VE).
Assim:
I = FCKF + VE
Como a questão não mencionou a variação de estoques, a consideraremos igual a zero (VE = 0). Além disso, lembre que a diferença entre "bruto" e "líquido" é a depreciação. Portanto: FBCF = FLCF + Depreciação.
Assim:
I = FLCF + Depreciacão + VE.
Substituindo os valores.
400 = 300 + Depreciação + 0
Depreciação = 100.
Portanto, encontramos o valor da depreciação, que é igual a 100. Como 100 é 5% de 2.000 (100/2000 = 0,05), a depreciação é 5% do PIB e a alternativa está correta.
B) Incorreta. Nas contas nacionais, investimento é igual a poupança. Portanto, como o investimento é igual a 400 (calculamos na alternativa anterior), a poupança agregada (poupança externa mais a poupança interna mais a poupança do governo) também será igual a 400.
c) Incorreta. Na verdade, como tivemos mais importações do que exportações, tivemos um DÉFICIT comercial. Esse déficit comercial significa que a demanda agregada do país foi maior que a oferta agregada, pois parte dessa demanda teve que ser atendida pelo exterior, via importações.
d) Incorreta. Como o país transaciona com o resto do mundo e tem déficit comercial, isso significa que o país manda recursos para o exterior. Esses recursos ajudam a formar a poupança externa que financiam parte dos investimento da economia.
Com os dados da questão, não sabemos que outros recursos compõem a poupança externa e nem o quanto que a poupança externa influencia nos investimentos, mas, como há transação com o resto do mundo, já podemos concluir que nem todo o investimento é financiado pela poupança nacional.
e) Incorreta. Pelas contas nacionais, a Renda Líquida Enviada ao Exterior é calculada da seguinte forma: RLEE = M - X + Sext
Ou seja, a Renda Líquida Enviada ao Exterior é igual às importações mais as exportações mais a poupança externa. Repare, portanto, que precisamos além das importações e das exportações, saber qual é o total da poupança externa para chegarmos a RLEE. Como temos mais uma variável além do que a alternativa mencionou, a alternativa está incorreta.
Gabarito do professor: A
-
GABA a)
Produto Interno Bruto = $ 2.000
DA = C + G + I + X - M
2000 = 1500 + 500 + I - 400
I = 400
I = FKF + ΔE
400 = 300 + ΔE
ΔE = 100 (5% do PIB)
-
Dúvida.
O investimento é formado por Formação Bruta de Capital Fixo + Variação de Estoques.
O enunciado menciona apenas a Formação Líquida de Capital Fixo.
Os comentários utilizaram FKF como se fosse F Líquida.
Pergunto: os dois conceitos são sinônimos? Se não, qual a diferença?
-
@Caio Brasil, Sabemos que a Formação Líquida de Capital é 300, e essa medida já exclui a depreciação. Ela não é sinônimo da Formação Bruta de Capital, que inclui da depreciação: FBCF = FLCF + depr. / FLCF = FBCF - depr.
Sabemos, também, que o PIB é 2000 e que Produto é igual a Renda e igual a Demanda. Pontanto, a Demanda Interna Bruta é igual a 2000. Por outro lado, a Demanda Interna Bruta é igual a C + I + G + (X-M), ou seja:
2000 = 1500 + Investimento Bruto + 500 + (-400) => 2000 = 1600 + Investimento Bruto => Investimento Bruto = 400.
Como Investimento Bruto = FBCF + estoques: 400 = FBCF + estoques = FCLF + depreciação + estoques.
Portanto, Formação Líquida de Capital + depreciação + estoques = 400.
A única forma de resolver esse exercício é assumir que os estoques valem zero.
FCLF + depreciação = 400 => 300 + depreciação = 400 => depreciação = 100 = 5% do PIB.
Em minha opinião, uma questão interessante para testar conceitos, mas que poderia ser anulada por faltar uma única frase no enunciado excessivamente enxuto.