SóProvas


ID
3949699
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a relação entre inflação e desemprego, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • O conceito que envolve a curva de Phillips diz que existe um trade-off entre inflação e desemprego, ou seja, uma forte relação inversa entre os dois fatores.

    A teoria da curva de Phillips é considerada válida para o curto prazo, onde a economia passa por períodos de expansão ou de recessão, enquanto há o trade-off entre inflação e desemprego.

    Em expansão de curto prazo na economia, por exemplo, é possível perceber que existe a diminuição do desemprego, mas também ajustes de preços que aumentam a inflação. O contrário deve acontecer na recessão.

    Fonte: https://www.dicionariofinanceiro.com/curva-de-phillips/

  • Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho na área!

    Esta questão trata sobre Curva de Phillips. Esta curva foi proposta pelo economista neozelandês William Phillips e nos mostra uma relação inversa entre desemprego e inflação, isto é, quanto menor o desemprego (quanto maior o emprego dos recursos em uma economia), maior a inflação. Assim, desemprego e inflação variam de forma inversa (se um aumentar,o outro cai). 

    Graficamente, a curva de Phillips é negativamente inclinada, como na figura abaixo: 



    Dito isso, vamos às alternativas


    a) Correta. Esta já é o nosso gabarito. Como desemprego e inflação variam de forma inversa (se um aumentar o outro cai), caso a inflação esteja muito alta, o governo terá que aumentar o desemprego para poder controlar a inflação. Assim, segundo a curva de Phillips, aumentando o desemprego de recursos, a inflação cederá. 


    b) Incorreta. O hiato do produto é a diferença entre o PIB atual e PIB potencial da Economia. Ou seja, é a diferença entre o que a economia está produzindo (PIB atual) versus o que a Economia PODE produzir, sem gerar inflações inflacionárias (PIB potencial). 

    Se o hiato do produto é positivo, isto significa que o PIB atual é maior do que o PIB potencial. Assim, a economia está muito aquecida ( o desemprego está baixo) e, por isso, há geração de inflação. Portanto, quando o hiato é positivo, o desemprego está baixo e a inflação está alta, o contrário do que a questão afirmou. 


    c) Incorreta. A versão aceleracionista da curva de Phillips foi proposta pelos monetaristas e considera que a inflação esperada via expectativa dos agentes econômicos também é um fator a ser considerado quando se analise a inflação. 

    No entanto, mesmo na versão aceleracionista, a curva de phillips ainda é negativamente inclinada. 


    d) Incorreta. É o contrário! Se o trabalho está mais produtivo, isso significa que estamos empregando melhor os recursos. Em outras palavras, conseguimos aumentar a produção sem pressionar tanto os recursos. Por isso, é possível diminuir o desemprego (aumentar o emprego) sem gerar inflação. 

    Este é um dos fatores pelos quais o aumento de produtividade de um país é importante: pode-se aumentar a produção sem gerar inflação. 


    e) Incorreta. Na verdade, essa taxa de sacrifício é medida pela equação: n = ne - B(U - Un). Onde N é a inflação atual, ne é a inflação esperada, U é o taxa de desemprego efetiva , Un é o desemprego natural de desemprego e B é a sensibilidade da inflação à taxa de desemprego. 


    Gabarito do professor: A
  • GABA a)

    curva de Phillips  trade-off entre inflação e desemprego;

    ↓ Inflação / Desemprego ↑