SóProvas


ID
3950362
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Segundo o guia de Estratégia operacional para a prevenção e controle da Dengue, Febre de Chikungunya e do Zika Vírus no Estado de Santa Catarina, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Em municípios não infestados por Aedes aegypti estão dentre as funções da vigilância epidemiológica: manter a rede de larvitrampas inspecionadas semanalmente; realizar à Vigilância nos pontos estratégicos a cada duas semanas epidemiológicas (14 dias); identificar criadouros potenciais em ações conjuntas com a Atenção Básica de Saúde (ENTOMOLÓGICA).

II. Em municípios infestados por Aedes aegypti uma das funções da vigilância epidemiológica é notificar diariamente os casos suspeitos de dengue e/ou febre Chikungunya e/ou Zika vírus ao ministério da saúde, exclusivamente.

III. O controle vetorial em municípios infestados por Aedes aegypti deve, nas áreas delimitadas como infestadas, realizar visitas nos imóveis para eliminação de depósitos e tratamento, em doze ciclos mensais/ano.

IV. Em municípios infestados por Aedes aegypti com transmissão é função da vigilância entomológica realizar dois LIRA por ano (abril e novembro) para obtenção dos indicadores entomológicos e principais criadores existentes.

Alternativas
Comentários
  • Somente IV está correta.

  • Alguém sabe a fonte?

  • A IV está errada! O LIRAa é feito três vezes ao ano (outubro, janeiro e março).

    A III está errada! A visita domiciliar em municípios infestados para pesquisa larvária é bimestral! Nos não infestados não faz visita domiciliar, apenas o LIRAa quadrimestralmente, quinzenalmente nos PE's e semanalmente nas ovitrampas e larvitrampas. Não usa ovitrampas e larvitrampas nos infestados.