SóProvas


ID
3952000
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na afirmação de Weiz (2000), de que é preciso olhar para a prática de sala de aula como um objeto sobre o qual se deve pensar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige que identifiquemos a alternativa correta sobre a “prática de sala de aula como um objeto sobre o qual se deve pensar". A obra utilizada com referência foi “O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem", de autoria da professora Telma Weisz.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    De acordo com a referida autora:

    "Como suscitar a necessidade na escola, como fazer germinar na criança o interesse por aquilo que se deseja ensinar?" Para responder a essa questão os pensadores da Escola Nova construíram um modelo de ensino que ficou conhecido como aprendizagem pela descoberta: a escola deveria estimular as crianças a fazerem descobertas, criar situações tais em que pudessem não ser ensinadas, mas realizar aprendizagens por si mesmas.

    A utilização, frequentemente distorcida, dessas ideias acabou por incentivar uma onda de práticas pedagógicas espontaneístas. [...]

    O trabalho de tematização é uma análise que parte da prática documentada para explicitar as hipóteses didáticas subjacentes. Chamamos a este trabalho tematização da prática porque se trata de olhar para a prática de sala de aula como um objeto sobre o qual se pode pensar. A tematização da prática é um instrumento de formação que vai na direção contrária à da tradicional visão aplicacionista de formação de professores.

    Quando se propõe a tematização da prática como eixo do trabalho de formação de professores – tanto a inicial como a continuada – não estamos, evidentemente, negando o valor do conhecimento teórico que vem principalmente de outras áreas, como a psicologia, a antropologia, a linguística, etc. Muito pelo contrário. O que propomos é tornar o professor capaz de desentranhar a(s) teoria(s) que guia(m) a prática pedagógica real.

    [...] as modalidades de reflexão sobre a prática estão articuladas à ideia de documentação. É a documentação que nos permite trazer a prática para os espaços de discussão e reflexão a posteriori, ampliando a possibilidade de contato com a realidade da sala de aula e construindo uma metodologia de tematização da prática apoiada em diferentes suportes de registro.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base nas informações acima expostas, podemos concluir que a alternativa correta é a “letra D": “O trabalho de tematização exige que parte da prática seja documentada para explicar as hipóteses didáticas subjacentes".

    Analisemos cada uma das demais alternativas.

    A) A teoria que guia a prática do professor está clara em seu planejamento de forma que não é possível qualquer desvio ou perversão do estabelecido a priori.

    Errada! A prática de sala de aula – como um objeto sobre o qual se deve pensar – exige que a prática revele a teoria nela presente, de modo que, sempre que seja necessária alguma alteração, esta seja realizada em benefício da aprendizagem.  

    B) A formação reflexiva do professor tem como base a formação prática que acontece no momento de desempenho profissional, por isso a necessidade de diferenciar teoria e prática.

    Errada! A formação reflexiva está atrelada a ideia de documentação, pois, segundo a autora, é a documentação que nos permite trazer a prática para os espaços de discussão e reflexão a posteriori.

    C) Toda prática de sala de aula do professor possui uma dimensão espontaneísta que requer rigor no seu entendimento a fim de que seja aprimorada e compreendida.

    Errada! A autora critica práticas pedagógicas espontaneístas. Ela defende a prática deve desvelar a teoria, que deve orientar o processo de ensino e aprendizagem.

    E) A prática ao ser pensada tem como intuito uma perspectiva aplicacionista de formação, ou seja, pensar o que deve ser aplicado na atividade do aluno.

    Errada! A defesa da autora (tematização da prática) vai na direção contrário da tradicional visão aplicacionista.


    Gabarito do professor: Letra D.
  • Letra D a teoria e a prática em sala de aula são indissociáveis e deve ser pensada sempre a partir do aluno

    A) A teoria que guia a prática do professor está clara em seu planejamento de forma que não é possível qualquer desvio ou perversão do estabelecido a priori. Errado o planejamento assim como a prática e a teoria devem ser flexíveis sujeitos a alterações

    B) A formação reflexiva do professor tem como base a formação prática que acontece no momento de desempenho profissional, por isso a necessidade de diferenciar teoria e prática. Errado teoria e prática são indissociáveis e a formação reflexiva do professor acontece a todo momento e tem como base tanto a teoria quanto a prática

    C) Toda prática de sala de aula do professor possui uma dimensão espontaneísta que requer rigor no seu entendimento a fim de que seja aprimorada e compreendida. Errado esta é uma concepção tradicional de educação

    D) O trabalho de tematização exige que parte da prática seja documentada para explicar as hipóteses didáticas subjacentes. Correto este é o trabalho com projetos que deve ser documentado no planejamento do professor

    E) A prática ao ser pensada tem como intuito uma perspectiva aplicacionista de formação, ou seja, pensar o que deve ser aplicado na atividade do aluno. Errado concepção tradicional de educação