SóProvas


ID
3952072
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para SASSAKI (2007), o modelo médico da deficiência tem sido responsável, em parte, pela resistência da sociedade em mudar estruturas e atitudes, pois esse modelo considera que a deficiência é

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O modelo clínico de deficiência é um modelo inatista que coloca a responsabilidade toda sobre o sujeito ele tem que se adequar para ser aceito.

  • Essa questão exige que completemos o trecho apresentado a respeito do “modelo médico de deficiência", com base na obra “Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos", de autoria de Romeu Kasuma Sassaki.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    De acordo com Romeu Sassaki:

    Tradicionalmente (modelo médico da deficiência), a deficiência tem sido vista como um “problema" do indivíduo e, por isso, o próprio indivíduo teria que se adaptar à sociedade ou ele teria que ser mudado por profissionais através da reabilitação ou cura.

    [...] a pessoa deficiente é que precisa ser curada, tratada, reabilitada, habilitada etc., a fim de ser adequada à sociedade como ela é, sem maiores modificações.

    O modelo médico da deficiência tem sido responsável, em parte, pela resistência da sociedade em aceitar a necessidade de mudar suas estruturas e atitudes para incluir em seu seio as pessoas portadoras de deficiência e/ou de outras condições atípicas para que estas possam, aí sim, buscar o seu desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional.  É sabido que a sociedade sempre foi, de um modo geral, levada a acreditar que, sendo a deficiência um problema existente exclusivamente na pessoa deficiente, bastaria prover-lhe algum tipo de serviço para solucioná-lo.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Considerando as informações acima citadas, podemos concluir que a única alternativa que completa corretamente a questão é a “letra D": "um problema existente exclusivamente na pessoa e, portanto, é quem precisa ser tratada a fim de se adequar à sociedade".

    As demais alternativas não estão de acordo com o pensamento do autor sobre a concepção de modelo médico de deficiência.


    Gabarito do professor: Letra D.