A consultoria de gestão Falconi foi selecionada pela para fazer um planejamento que permita ao Brasil alcançar as metas do Pacto Global, que une a iniciativa privada em torno de objetivos sustentáveis a serem alcançados até 2030.
São 17 temas, como acesso a , igualdade de gênero, de qualidade e erradicação da pobreza. O contrato, pioneiro no mundo, prevê que até o fim do ano sejam definidos ações, prazos, recursos e indicadores para o Brasil.
Fonte:https://exame.com/blog/primeiro-lugar/brasil-pioneiro-em-pacto-da-onu/
O Pacto Global da Organização das Nações Unidas começou a ser elaborado nos anos 2000, e tinha como objetivo alinhar com as empresas as estratégias acerca de 10 princípios universais na área de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A ideia era o de projetos para que fossem enfrentados os desafios da sociedade.
Os países membros das Nações Unidas estabeleceram, em 2015, o Pacto Global com a Agenda de 2030 que tem como pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Pacto Global não é compulsório, mas é uma iniciativa que fornece diretrizes para um desenvolvimento sustentável com cidadania para todos.
O Brasil, em 2019, recebeu a consultoria selecionada pela ONU para elaborar as iniciativas necessárias para que os ODS sejam alcançados até a meta da Agenda que é o ano de 2030.
O conhecimento sobre os Pactos Globais e as metas necessárias para que a Agenda estabelecida seja alcançada é fundamental.
O objetivo primordial do Pacto Global está apresentado em uma das alternativas
A) INCORRETA – O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 10 tem como missão reduzir as desigualdades. Temos a desigualdade dentro de uma perspectiva econômica e social, mas também vivemos em uma sociedade desigual com racismo, intolerância religiosa, homofobia e transfobia.
B) CORRETA - Os objetivos de desenvolvimento sustentável são dezessete e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2015. A agenda da ONU prevê a construção e a implementação de políticas públicas ao redor do mundo até o ano de 2030.
C) INCORRETA - Os objetivos de desenvolvimento sustentável visam à paz e a igualdade, mas não se referem a natureza dos regimes dos países.
D) INCORRETA – Os objetivos de desenvolvimento sustentável são como um guia para uma sociedade igualitária, mas não se remetem diretamente a soberania e as políticas migratórias de cada país.
E) INCORRETA – Os ODS mencionam o consumo e produção como responsáveis, mas não falam sobre impostos e políticas econômicas de importação.
Gabarito do Professor: Letra B.