-
Conforme a (NBC TSP) – Estrutura Conceitual:
As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.
➥ Relevância: "As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos".
➥ Representação fidedigna: "Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material".
➥ Compreensibilidade: "A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado. As demonstrações contábeis devem apresentar a informação de maneira que corresponda às necessidades e à base do conhecimento dos usuários, bem como a natureza da informação apresentada. A compreensão é aprimorada quando a informação é classificada e apresentada de maneira clara e sucinta".
➥ Tempestividade: "Significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins do objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil. [...] A ausência de tempestividade pode tornar a informação menos útil".
➥ Comparabilidade: "É a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos".
➥ Verificabilidade: "É a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar. Essa característica implica que dois observadores esclarecidos e independentes podem chegar ao consenso geral, mas não necessariamente à concordância completa, em que a informação representa os fenômenos econômicos e de outra natureza, os quais se pretende representar sem erro material ou viés; ou o reconhecimento apropriado, a mensuração ou o método de representação foi aplicado sem erro material ou viés".
Resolução: a alternativa que contem somente características qualitativas é:
Gabarito: Letra C.
-
Características qualitativas é gênero do qual fazem parte duas espécies:
A) Essenciais: Representação fidedigna e Relevância;
(ReRe é essencial)
B) De melhoria: Comparabilidade, Compreensibilidade, Tempestividade e Verificabilidade.
(Com 2 TV é melhor)
-
As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade. (fonte: monitor do qc.)
(alternativa C - para não assinantes)
-
fica ai mais um mnemônico pra auxiliar
ReReCoCoTV
-
Segundo a Estrutura Conceitual Básica se informações financeiras devem ser úteis, elas devem ser relevantes e representar fidedignamente aquilo que pretendem representar. A utilidade das informações financeiras é aumentada se forem comparáveis, verificáveis, tempestivas e compreensíveis.
Assim, correta a alternativa C.
-
GAB:C
As características qualitativas são relevância, representação fidedigna, compreensibilidade, tempestividade, comparabilidade e verificabilidade;
Características qualitativas fundamentais: MACETE: 2R
RELEVÂNCIA: Capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo (se puder ser utilizada pelos usuários para predizer futuros resultados), valor confirmatório (servir de feedback) ou ambos (preditivo e confirmatório)
REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA: três atributos:
Ø Completa: contém o necessário para compreender o fenômeno retratado.
Ø Neutra: Não possui viés na apresentação e seleção. Não é distorcida.
Ø Livre de erros: Não significa exatidão, mas escolha dos métodos corretos.
Características qualitativas de MELHORIA: MACETE: CÓCÓTV
COMPARABILIDADE:
Ø Comparação de informações com entidades similares e outros períodos da mesma entidade.
Ø Consistência: refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmo itens. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo.
Ø Comparabilidade não significa uniformidade.
COMPREENSIBILIDADE: classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.
TEMPESTIVIDADE: Ter informação a tempo de poder influenciar nas decisões.
VERIFICABILIDADE: Diferentes observadores podem chegar a um consenso.
-
Materialidade é uma convenção contábil.
Ela está presente em todas as alternativas, exceto a C.
Abraços!
-
Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.
Verificabilidade - Ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar. Diferentes observados bem informados e independentes podem chegar ao consenso, embora não a acordo necessariamente completo, de que a representação específica é representação fidedigna.
Comparabilidade - permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles, requer 2 itens.
Compreensibilidade serve para classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.
-
Características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil.
Relevância - Informação contábil-financeira capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Deve conter:
- Valor preditivo - pode ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
- Valor confirmatório - serve de feedback para avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-las).
Os resultados dessas comparações podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processo que foram utilizados para fazer tais predições
Materialidade é um aspecto da relevância se a omissão da informação ou sua divulgação distorcida puder influenciar decisões.
Representação fidedigna - precisa ter três atributos, ser completa, neutra e livre de erro. Ser só fidedigno não garante que será útil. Não significa exatidão em todos os aspectos.
Completa - toda informação necessária (inclusive assuntos complexos)
Neutra - desprovida de viés de seleção ou na apresentação da informação contábil-financeira
Livre de erros - não há erros ou omissões no fenômeno retratado
-
- A) Representação fidedigna, relevância, tempestividade, compreensibilidade, comparabilidade, materialidade, verificabilidade.
- B) Tempestividade, compreensibilidade, comparabilidade, materialidade, verificabilidade.
- C) GABARITO Representação fidedigna, relevância, tempestividade, compreensibilidade, comparabilidade, verificabilidade.
- D) Tempestividade, compreensibilidade, comparabilidade, essência sobre a forma, materialidade, verificabilidade.
- E) Essência sobre a forma, materialidade, custo-benefício, representação fidedigna, relevância.