SóProvas


ID
3952453
Banca
FAFIPA
Órgão
Cispar - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De todos os fenômenos poluidores da água, a eutrofização é aquele que apresenta as mais complexas características, em função de sua base essencialmente biológica. O conceito de eutrofização relaciona-se com uma superfertilização do ambiente aquático, em decorrência da presença de nutrientes. A eutrofização é, portanto, o fenômeno que transforma um corpo d’água em um ambiente bastante fertilizado ou bastante alimentado, o que implica um crescimento excessivo de plantas aquáticas. Os principais nutrientes que provocam o crescimento excessivo das plantas aquáticas são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    O aumento da disponibilidade de nutrientes na água (nitrogênio e fósforo) provoca o crescimento excessivo das plantas aquáticas. Esse grande aumento da disponibilidade de nutrientes, geralmente é ocasionado pelo despejo de esgoto doméstico e/ou por fertilizantes agrícolas.

  • os nutrientes mais importante para plantas aquática são nitrogênio, potássio e fósforo, são responsável pela função do crescimento da plantas aquáticas. Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio plantas aquáticas e são fundamentais em todas as etapas: crescimento, florescimento e frutificação. Nitrogênio mais importante de nutriente.

    O NitrogênioN é o  parte constituinte da clorofila, vitaminas, carboidratos e proteínas. É responsável pela coloração verde-escura das folhas. Atua no desenvolvimento do sistema radicular.

    fósforo (P) é um macronutriente primário, sendo tratado como essencial por estar intimamente ligado ao desenvolvimento e crescimento da planta. Ele é responsável pelo armazenamento e transferência de energia como, por exemplo, a glicose, frutose e ATP.

    O Potássio Promove a absorção de água. Regula a translocação de nutrientes na planta. Auxilia no transporte e armazenamento de carboidrato. Incrementa a absorção de Nitrogênio e a síntese de proteínas..