SóProvas


ID
3953095
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Por meio da brincadeira, a criança pequena exercita capacidades nascentes, segundo Oliveira (2002). Ao brincar, ela pode pegar um toco de madeira e usá-lo como um pente, passando-o cuidadosamente sobre a cabeça. Mais tarde a reprodução das ações é menos memória em ação e mais comportamento baseado em regra. A criança pode apenas fazer um gesto, sem usar qualquer objeto, para simular estar se penteando. Essa descrição exemplifica, para a autora, que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    os objetos manipulados na brincadeira, especialmente, são usados de modo simbólico, como um substituto para outros, por intermédio de gestos imitativos reprodutores das posturas, expressões e verbalizações que ocorrem no ambiente da criança.

  • Que malandragem. Foi por isso mesmo ? Pra mim faz sentido, mas infelizmente o QC não quis dirimir a dúvida.

  • Essa questão requer conhecimentos sobre o papel da brincadeira na educação infantil. Deve-se indicar aquilo que a descrição apresentada no enunciado exemplifica, para Oliveira (2002). 

    A)a base de toda a ação criativa reside em uma adaptação experimentada pela criança em relação ao meio, a qual cria necessidades e desejos, exigindo novas respostas. Essa ação necessita da imaginação que se desenvolve por meio da brincadeira real. 
    ERRADO – Conforme Oliveira, a base de toda ação criativa reside em uma inadaptação experimentada pelo indivíduo em relação ao meio, a qual cria necessidades e desejos, exigindo novas respostas. A ação criativa, por sua vez, necessita da imaginação, que depende de rica e variada experiência prévia e se desenvolve especialmente por meio da brincadeira simbólica. 

    B)ao brincar, o afeto, a motricidade, a linguagem, a percepção, a memória e outras funções cognitivas estão agindo separadamente. A brincadeira favorece o equilíbrio social da criança e contribui para o processo de apropriação de signos afetivos. 
    ERRADO – Para a autora, ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligados. A brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança e contribui para o processo de apropriação de signos sociais. 

    C)o campo intrapsicológico produzido pelas interações infantis nas brincadeiras, leva-as a representar a situação de forma cada vez mais concreta e a construir novas estruturas autorreguladoras de ação, ou seja, modos de pensar e agir. 
    ERRADO – Conforme a autora, o campo interpsicológico produzido pelas interações infantis nas brincadeiras, leva-as a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas estruturas autorreguladoras de ação, ou seja, modos pessoais, historicamente construídos, de pensar, sentir, memorizar, mover-se, gesticular, etc. 

    D)os objetos manipulados na brincadeira, especialmente, são usados de modo simbólico, como um substituto para outros, por intermédio de gestos imitativos reprodutores das posturas, expressões e verbalizações que ocorrem no ambiente da criança. 
    CORRETO - De acordo com a autora, a brincadeira permite a construção de novas possibilidades de ação e formas inéditas de arranjar os elementos do ambiente. Os objetos manipulados na brincadeira, especialmente, são usados de modo simbólico, como um substituto para outros, por intermédio de gestos imitativos reprodutores das posturas, expressões e verbalizações que ocorrem no ambiente da criança. Por exemplo, ela pega um toco de madeira e o usa como um pente, passando-o cuidadosamente sobre a cabeça. Mais tarde, a reprodução das situações é menos memória em ação e mais comportamento baseado em regra. A criança pode apenas fazer um gesto, sem usar qualquer objeto, para simular estar se penteando ou ainda dizer: “Já me penteei!", sem executar um ato observável, e essa declaração ser usada por ela e seus companheiros como integrante do enredo que está sendo criado. O brincar faz parte da aprendizagem, além de proporcionar a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo assim, na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, é importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil. 

    E)ao imitar o outro, a criança precisa captar o modelo em suas características básicas, percebendo-o em sua plasticidade cognitivo-neuronal, conforme se ajusta culturalmente a ele. Com isso, codificam as impressões, experimentando diversas situações. 
    ERRADO – De acordo com a autora, ao imitar o outro, as crianças necessitam captar o modelo em suas características básicas, percebendo-o em sua plasticidade perceptivo-postural, conforme se ajustam afetivamente a ele. 

    Fonte: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

    Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Questão estranha, passível de anulação e subjetiva. Vejo a letra C como correta também