SóProvas


ID
3953101
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Barbosa e Horn (2008), apesar de partirem de situações significativas e concretas da vida das crianças, os projetos devem

Alternativas
Comentários
  • ajudá-las a afastarem-se dessas situações, sendo que as especificidades e particularidades nas quais estão imersas em sua vida cotidiana deverão dar lugar à busca de integração em uma nova comunidade e de um outro tipo

  • tipo da pergunta que derruba! Muita subjetiva.

  • Nessa questão, deve-se indicar a alternativa correta a respeito do trabalho com projetos pedagógicos, de acordo com as autoras Barbosa e Horn (2008).
    A)ajudá-las a afastarem-se dessas situações, sendo que as especificidades e particularidades nas quais estão imersas em sua vida cotidiana deverão dar lugar à busca de integração em uma nova comunidade e de um outro tipo. 
    CORRETO – De acordo com as autoras, apesar de partirem de situações significativas e concretas da vida das crianças, os projetos devem ajudá-las a afastarem-se das mesmas. As especificidades e particularidades nas quais estão imersas na vida cotidianas e familiar deverão dar lugar à busca de integração de uma nova comunidade e de um outro tipo. Esse espaço de novas aprendizagens será composto por adultos (educadores) e por outras crianças (colegas) em um espaço diferente, simbólico, abstrato.
    B)fazê-las imergirem em estudos teóricos com conteúdos atuais, visto que tais conteúdos ajudam as crianças pequenas a construírem sua identidade, a partir conhecimentos adquiridos durante a troca de informações com o grupo. 
    ERRADO – Conforme Barbosa e Horn, nos tempos atuais, podemos agregar ainda como proposta de organização de ensino os temas geradores, oriundos do referencial teórico de Paulo Freire. Nessa abordagem, os conteúdos as habilidades, e as atividades dos educandos giram em torno de temas que têm relação com a realidade socioeconômica e cultural em que se insere o indivíduo. Para as crianças, trabalhar com projetos é também aprender a trabalhar em grupos e experimentar a aprendizagem como uma função intersubjetiva, acompanhando as tendências da ciência e da tecnologia de construção coletiva do conhecimento, criando uma cultura de aprendizagem mútua. As aprendizagens nos projetos acontecem a partir de situações concretas, das interações construídas em um processo contínuo e dinâmico. Nesse entendimento se afirma, se constrói e desconstrói, se faz na incerteza, com flexibilidade, aceitando-se novas dúvidas, acolhendo-se a curiosidade, a criatividade que perturba e que levanta os conflitos. As autoras alertam que há dois tipos de conhecimentos funcionando em um projeto: o conhecimento do professor, que deve possibilitar compreender as crianças com as quais trabalha, conhecer os temas importantes para a infância contemporânea, e também o conhecimento dos conteúdos das disciplinas. O professor precisa ter um repertório suficientemente amplo para que, à medida que surge uma situação, ele possa compreendê-la e organizar-se para encaminhar seus estudos pessoais, assim como o trabalho com as crianças, criando perguntas e desafios.
    C)proporcionar um trabalho pedagógico organizando situações na quais as crianças pequenas levantam propostas para solucionar determinado problema social, de forma que não haja confronto de ideias e conflitos desnecessários. 
    ERRADO - A escolha do tema ou do problema para um projeto pode advir das experiências anteriores das crianças, de projetos que já foram realizados ou que ainda estejam em andamento e das próprias interrogações que as crianças se colocam. Também o professor, os pais e a comunidade podem propor projetos para o grupo de crianças. O grupo deve dar continuidade ao trabalho com a organização de situações nas quais as crianças levantam propostas, organizam listas, quadros e redes com múltiplas ligações, delineando-as como um mapa conceitual. O confronto de ideias aparece muitas vezes nesse momento, no que diz respeito tanto às concepções quanto aos modos de encaminhamento do trabalho.
    D)articular a problemática do tema com os objetivos gerais previstos para o ano letivo no Projeto Pedagógico, realizando uma previsão dos conteúdos que podem vir a ser trabalhados e pensados individualmente por cada docente. 
    ERRADO – As autoras salientam que cabe ao professor, independentemente do seu trabalho junto às crianças, articular o tema do projeto com os objetivos gerais previstos para o ano letivo. Também cabe a ele realizar uma previsão dos conteúdos que podem vir a ser trabalhos, atualizar-se em relação ao tema, discuti-lo com os outros educadores da escola, ampliar os conhecimentos e fazer novas propostas de trabalho para o grupo.
    E)evidenciar um novo modo de educar as novas gerações, de forma a construir significados para o desenvolvimento e experiências das crianças, passando de uma perspectiva de aprendizagem multidimensional para uma racional. 
    ERRADO – As autoras apontam que o trabalho por projetos propicia a passagem de uma perspectiva da aprendizagem individual e racional para uma perspectiva social e multidimensional. Destaca-se a concepção de que os processos de aprendizagem são racionais, sensoriais, práticos, emocionais e sociais ao mesmo tempo, isto é, todas as dimensões da vida (a emoção, a cognição, a corporeidade) estão em ação quando se aprende. Portanto, as práticas educativas devem levar em conta os vários aspectos humanos quando o objetivo é auxiliar aos alunos a interpretar e compreender o mundo que os circunda e a si mesmos. Nesse sentido, para provocar aprendizagens, é preciso fazer conexões e relações entre sentimentos, ideias, palavras, gestos e ações.
    Fonte: BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Artmed, 2008. 

    Portanto, a letra A é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra A.