SóProvas


ID
3953248
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

”Folga nego,

Branco não vem cá!

Se vié

Pau há de levá!”.

(Do Folclore alagoano. Citado por Freitas, Décio, op.cit.,pág.27)

O quilombo dos Palmares representou um dos mais importantes movimentos de resistência dos negros contra a escravidão no Brasil. No período colonial, o surgimento de inúmeros quilombos relaciona-se ao fato de que:

Alternativas
Comentários
  • a vivência nos quilombos significava a superação do tratamento hostil que recebiam no mundo escravo e a esperança de construção de uma sociedade baseada em relações sociais igualitárias.

  • GAB: A

    Os quilombos eram espécies de comunidades compostas por ex-escravos que fugiam das fazendas na época do Brasil Colonial. O período de maior formação dos quilombos foi entre os séculos XVI e XIX. ... Um líder geralmente comandava o quilombo. Viviam, principalmente, da agricultura de subsistência e da pesca.

  • Complicado tratar Palmares como igualitário, há historiadores que indicam ter existido um sistema igual ao dos reinos africanos, no qual existia a escravidão dos próprios negros (classes mais baixas), logo, uma hierarquia.

  • Vejo a questão da mesma forma que o Carlos, visto que há relatos de que teria sim uma certa hierarquia.

    "De acordo com os estudos destes pesquisadores, novas interpretações sobre Zumbi e os quilombos constatam que em Palmares havia uma hierarquia entre os integrantes que dividia os negros em servos e reis, sistema que já era adotado na África pelo mesmo povo."

    Fonte:

    http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_9463/artigo_sobre_zumbi_-_um_escravocrata,_o_movimento_negro_e_os_quilombolas

  • sociais igualitarias sei não viu ... mais fácil a letra D estar certa.

  • Prestem atenção, pessoal aqui fazendo confusão total.

    Os negros procuravam construir uma sociedade LIVRE PARA ELES, ou seja, BASEADO EM RELAÇÕES IGUALITÁRIAS ENTRE BRANCOS E NEGROS, mais claro que isso impossível: tentavam a todo custo que os mesmos direitos que brancos podem ter, os negros também tinham que ter. Lutavam e sacrificavam suas vidas, pois era a saída, que na época, encontrada por eles.

    Quando a alternativa diz:

    "a esperança de construção de uma sociedade baseada em relações sociais igualitárias." É exatamente isso que disse acima.

    Agora NÃO CONFUNDA e NÃO MISTURE isso com as relações próprias da matriz africana que muitos negros traziam de suas culturas ao quilombo e a partir disso se organizavam e claro: todo sistema que sustenta uma determinada cultura é baseada em hierarquia, a gente vê isso até nas tribos indígenas.

    Gabarito A

  • PM-PR / PC-PR 2021

  • Os Quilombos foram e continuam sendo um dos maiores símbolos de resistência negra.

  • A alternativa E poderia ser correta, mas não se encaixa no contexto do que pede a questão.

    Leia o comando da questão e depois leia a alternativa E e você vai notar.

    FORÇA, FOCO, FÉ E HONRA.

    PRA CIMA!