SóProvas


ID
3954649
Banca
SEAP
Órgão
TJ-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É dever do Assistente Social nas suas relações com os usuários:

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimento do Código de Ética do/a assistente social. Instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993, o Código de Ética profissional traz três campos fundamentais – direitos, deveres e vedações. Ao analisar as alternativas, temos:

    A – Incorreta. Exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do usuário de participar e decidir livremente sobre seus interesses. De acordo com o “Art. 6º”, alínea a, do Código de Ética profissional do/a assistente social de 1993, a alternativa constitui uma vedação do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários.

    B – Incorreta. Depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional, mesmo quando autorizado. De acordo com o “Art. 20º”, alínea a, do Código de Ética profissional do/a assistente social de 1993, a alternativa constitui uma vedação do/a assistente social nas relações do/a assistente social com a justiça.

    C – Correta. Informar à população usuária sobre a utilização de materiais de registro audiovisual e pesquisas a elas referentes e a forma de sistematização dos dados obtidos. De acordo com o “Art. 5º”, alínea e, do Código de Ética profissional do/a assistente social de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários.

    D – Incorreta. Aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-usuário, para obter vantagens pessoais ou para terceiros. De acordo com o “Art. 6º”, alínea b, do Código de Ética profissional do/a assistente social de 1993, a alternativa constitui uma vedação do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários.

    Gabarito: C