-
Não só apenas privadas, podem haver institutos públicos também o único requisito é respeitar as normas de segurança e criptografia da ICP Brasil.
-
NÃO SÓ PRIVADAS . A ICP Brasil, basicamente, que permite que as Autoridades Certificadoras (AC) possam emitir, revogar, entre outros, os certificados digitais.
-
Gabarito Errado para os não assinantes
Quem emite um Certificado Digital?
Um Certificado Digital ou Identificação Digital, é emitida por uma Autoridade de Certificação (AC) e é assinada com a Chave Privada desta AC. Uma Identificação Digital normalmente contém:
• A Chave Pública do proprietário
• O nome do proprietário
• A data de vencimento da Chave Pública
• Nome do emissor (a AC que emitiu a Identificação Digital)
• O número de série da Identificação Digital
• A assinatura digital do emissor
Onde adquirir certificados digitais ICP-Brasil?O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, é a Autoridade Certificadora Raiz da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil)e é o órgão que credencia empresas a fornecer certificados padrão ICPBrasil.
Fontehttps://www.trt4.jus.br/content-portlet/download/68/certificado_digital_ins.pdf
-
Uma Autoridade Certificadora pode ser pública ou privada, emitindo certificados digitais a diversas entidades e responsabilizando-se pela fiscalização da documentação das mesmas, seguindo as definições da Declaração de Práticas de Certificação.
Fonte: Serasa Experian
-
Assertiva E
Um dos princípios da certificação digital é que apenas empresas particulares e especializadas podem ser autoridades certificadoras; dessa forma, instituições do governo não podem ser autoridades certificadoras, por serem consideradas usuárias da certificação digital.
-
Gabarito: Errado
Complementando...
Um exemplo de autoridade certificadora é a Caixa Econômica Federal.
-
Não há essa restrição apenas para empresas privadas. Deve estar em conformidade com a ICP-Brasil.
No Brasil há uma AC Raiz que é a primeira autoridade da cadeia de certificação e compete a ela emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das AC de nível imediatamente abaixo, executar atividades de fiscalização e auditoria das AC e das AR e dos prestadores de serviços habilitados na ICP. A AC Raiz no Brasil é o ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (uma autarquia federal ligada à Casa Civil da Presidência da República). No Brasil há diversas instituições cadastradas como AC, por exemplo: SERPRO, SERASA, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, CertiSign (privada), Soluti (privada).
Gabarito: Errado
-
errado
"apenas"
-
A principal função da ICP é definir um conjunto de técnicas, práticas e procedimentos a serem adotados pelas entidades a fim de estabelecer um sistema de certificação digital baseado em chave pública. A ICP brasileira – definida pela MP 2.200-2 de 2001 e oficializada pelo Decreto 3.996 de 2001 e pela Lei 11.419 de 2006 – é denominada ICP-Brasil (VERSÃO 3 - Padrão X.509) - ÓRGÃO PÚBLICO BRASILEIRO.
HIERARQUIA DE AUTORIDADE DIGITAL:
- Autoridade Certificadora Raiz
> Compete à AC-Raiz emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das autoridades certificadoras de nível imediatamente subsequente ao seu.
- AC-Nível 1
> Busca verificar se o titular do certificado possui a chave privada que corresponde à chave pública do certificado.
> Cria e assina digitalmente o certificado do assinante, onde o certificado emitido pela AC representa a declaração da identidade do titular, que possui um par único de chaves.
- AR - autoridade de registro;
> Interface entre usuário e Autoridade Certificadora;
> Recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e identificação, de forma presencial, de seus solicitantes.
> As Autoridades de Registro não emitem certificados digitais. Elas o recebem, validam ou encaminham e guardam um registro dessas operações. Quem emite certificado para pessoas físicas? Apenas a Autoridade Certificadora!
-
Gabarito Errado.
Alguns exemplos de autoridades certificadoras no Brasil: Serasa
Experian, Serpro, Receita Federal, Caixa Econômica Federal etc.
-
MAIS ERRADA QUE FACCHIN SOLTANDO LULADRM
-
Um certificado digital pode ser comparado a um documento de identidade, por exemplo, o seu passaporte, no qual constam os seus dados pessoais e a identificação de quem o emitiu. No caso do passaporte, a entidade responsável pela emissão e pela veracidade dos dados é a POLÍCIA FEDERAL. No caso do certificado digital esta entidade é uma Autoridade Certificadora (AC).
FONTE: https://cartilha.cert.br/criptografia/
-
Terceira lei de Nishimura:
Se a questão desmerecer uma técnologia, órgão, app e etc....
Provavlemente ela estará errada.
hahahaha
-
Só lembrar que a caixa econômica é uma AC
-
Certificado Digital
ICP brasil – Órgão que regula a emissão de certificados digitais ]
AC – Autoridade Certificadora
AR – Autoridade de Registro.
· AR – Autoridade de Registro
- Interface com o usuário e a autoridade certificadora.
- Recebe, Valida e encaminha as solicitações emissões ou revogações.
- Identifica de forma presencial de seus solicitantes.
- manter registro de suas operações.
· AC – Autoridade Certificadora “entidade publica ou privada”
- Subordinada a hierarquia da ICP Brasil.
- Compete: Emitir, distribuir, revogar e gerenciar certificados digitais
- Emitir lista de certificados revogados – LCR.
· LCR – Lista de certificados Revogados.
· ICP Brasil – Primeira Autoridade da cadeia de certificados
- Compete: Emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das Autoridades Certificadoras.
- Fiscalizar e auditar – AC, AR e demais prestadores de serviços.
-
nishimura = Deus
-
E
A Receita Federal, Serasa, Correios, Caixa Econômica são exemplos de autoridade certificadora, cuja função é emitir o certificado, ou seja, a chave pública.