SóProvas


ID
3954880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que diz respeito à criptografia, aos sistemas de detecção de intrusão (IDS) e à certificação digital, julgue o item seguinte.


Um certificado digital consiste em uma chave pública associada a um identificador do proprietário da chave, sendo assinado por uma autoridade certificadora.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Certificado digital: Registro eletronico composto por um conjunto de dados que distingue uma entidade e associa a ela uma chave publica. Pode ser emitido para pessoas, empresas, equipamentos ou serviços na rede (por exemplo, um site Web) e pode ser homologado para diferentes usos, como confidencialidade e assinatura digital

    Fonte: Cartilha Cert.br

  • Gabarito Certo para os não assinantes

    Certifica Digital é um arquivo eletrônico que funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.

    Um certificado normalmente inclui:

    ►Informações referentes à entidade para o qual o certificado foi emitido (nome, email, CPF/CNPJ, PIS etc.);

    ►A chave pública referente a chave privada de posse da entidade especificada no certificado;

    ►O período de validade;

    ►A localização do "centro de revogação" (uma URL para download da LCR, ou local para uma consulta OCSP);

    ►A(s) assinatura(s) da(s) AC/entidade(s) que afirma que a chave pública contida naquele certificado confere com as informações contidas no mesmo.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Certificado_digital

  • Assertiva C

    Um certificado digital consiste em uma chave pública associada a um identificador do proprietário da chave, sendo assinado por uma autoridade certificadora.

  • Certificado digital não é uma chave privada?

  • Outras questões semelhantes:

    (TJ/RS – 2013) Assinale a alternativa que apresenta um dos dados presentes em um certificado digital.

    a) Chave privada de criptografia do dono do certificado.

    b) Chave única da entidade certificadora raiz.

    c) Chave privada de criptografia do emissor do certificado.

    d) Chave pública de criptografia do emissor do certificado.

    e) Chave pública de criptografia do dono do certificado.

    _______________________

    Certificado digital armazena a chave pública de criptografia do dono do certificado. (Letra E).

    (CASSE/MS – 2016) Ao receber uma mensagem eletrônica, deve-se fazer a verificação da assinatura digital. Nas alternativas, assinale a que indica a resposta correta para se efetuar esse procedimento.

    a) Ter acesso ao CPF e identidade do remetente.

    b) Ter acesso ao certificado digital do remetente.

    c) Ter acesso ao certificado digital do destinatário.

    d) Ter acesso à chave criptográfica dupla do destinatário.

    _______________________

    Deve-se ter acesso ao Certificado Digital do remetente (Letra B).

    Fonte: Estratégia

  • Certificação digital é o processo que dá suporte à implementação da assinatura digital. É o processo que dá garantia de que a assinatura emitida é da entidade indicada na mesma. A certificação digital faz o registro das assinaturas e fornece informações para que qualquer outra entidade possa conferir sua autenticidade. Um certificado digital é um arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes à entidade para quem o certificado foi emitido acrescido da chave pública da entidade. Um certificado digital contém nome (ou e-mail, CPF/CNPJ), chave pública da entidade, prazo de validade, localização da lista de certificados revogados, assinatura da autoridade certificadora, entre outras informações.

    Gabarito: Certo

  • CERTO

    existe uma chave pública que vai ser passada para o destinatário, e a chave privada fica com o remetente.

    "Um certificado digital consiste em uma chave pública associada a um identificador do proprietário da chave, sendo assinado por uma autoridade certificadora."

  • - Certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável (Autoridade Certificadora) e que cumpre a função de associar uma entidade (pessoa, processo, servidor, etc) a um par de chaves criptográficas com o intuito de tornar as comunicações mais confiáveis. Em combinação com outros recursos, pode-se garantir autenticidade, integridade, não-repúdio e confidencialidade.

    - Problema na assinatura digital: se ‘A’ quisesse enviar uma mensagem para ‘B’ – ela deveria criptografá-la com a sua chave privada. Entende-se, portanto, que a chave pública de A esteja divulgada em algum lugar para que possa ser encontrada por qualquer pessoa ou que A tenha enviado de alguma forma a sua chave pública para o B.

    - Para resolver esse problema, é necessária uma terceira parte confiável chamada Autoridade Certificadora (AC) >> A Autoridade Certificadora mantém documentos chamados Certificados Digitais. Esse documento contém o nome, registro civil e chave pública do dono do certificado, a data de validade, versão e número de série do certificado, o nome e a assinatura digital da autoridade certificadora, algoritmo de criptografia utilizado, etc.

    Gabarito: CERTO.

  • GABARITO CERTO.

     DICA!

    --- > Certificado digital: empresas + chave pública.

    > Garante (CIA): Confidencialidade/ integridade da informação / Autenticidade.

    > A assinatura é emitida somente pela Autoridade certificadora (AC).

  • GAB: CERTA

    (CESPE / CEBRASPE TCE-PA / 2016) Um certificado digital contém, além de atributos específicos do usuário, uma chave pública, assinada digitalmente por entidade confiável, responsável pela emissão do certificado ou pela autenticação da entidade emissora. Correto

    (CESPE / CEBRASPE - DEPEN / 2015) Um certificado digital contém, entre outros aspectos, a chave privada do emissor do certificado para que seja possível a verificação da chave pública. Errado

    (CESPE / CEBRASPE - STJ /2018) Por padrão, um certificado digital contém a chave privada do emissor do certificado; a chave pública é sempre acessada para fins de comprovação da chave privada. Errado

    CertIficAdo Digital ➜ CIA ➜ Confidencialidade, Integridade, Autenticidade;

    AssINAtura Digital ➜ INA ➜ Integridade, Não-repúdio, Autenticidade

  • CORRETA.

    Segundo o enunciado, trata-se de uma chave pública associada a um identificador do proprietário da chave, além disso que é emitida por uma autoridade certificadora. De fato, a chave pública identifica pessoas físicas ou jurídicas através da criptografia assimétrica, ou seja, através das duas chaves uma pública e uma privada. 

    Além disso, só pode ser emitida por entidades certificadores, por tratar-se de documento com validade jurídica.

    Fonte: estratégia

  • CORRETA.

    Quando a pessoa usa o certificado ela disponibiliza A CHAVE PUBLICA DE USUÁRIO, associado a ASSINATURA DIGITAL (CHAVE PRIVADA) da AC que atestou a validade / assinou o certificado.

    A empresa dona da página (após o requerimento por chave publica presente no certificado atesta a autenticidade pela sua chave privada).

  • Se vier uma definição vaga como essa em uma prova de concurso mais puxada... Não sei se seria considerada correta não.

  • Gabarito: Certo.

    CERTIFICADO DIGITAL

    ➥ Funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica para pessoas ou empresas ao garantir a autenticidade sem a necessidade de uma representação presencial.

    ➥ Os CERTIFICADOS DIGITAIS garantem a Autenticidade, e não a Confidencialidade!!!

    [...]

    Curiosidades:

    Eles possuem um prazo de renovação sendo que a autoridade certificadora é responsável por revogar ou renovar;

    Um certificado digital pode ser comparado a um documento de identidade.

    [...]

    Os certificados Digitais possuem:

    nome

    nº série

    validade (máx. 3 anos)

    chave pública

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} O certificado digital contém uma chave privada, que é utilizada para gerar a assinatura digital juntamente com o conteúdo da nota fiscal. A chave pública, também presente no certificado, permite a verificação da validade da assinatura.(CERTO)

    2} Um certificado digital pode ser emitido para que um usuário assine e criptografe mensagens de correio eletrônico.(CERTO)

    3} Um certificado digital, ou identidade digital, pode ser utilizado em assinatura de documentos eletrônicos e de e-mail, autenticação de sítio da Internet, identificação de usuário em redes, acesso a serviços da secretaria da receita federal, transações bancárias e comércio eletrônico.(CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: Site Bry; Cartilha; Questões da CESPE; Colegas do QC e Projetos Missão.

  • O certificado digital associa uma entidade (PF ou PJ) a um par de chaves criptográficas (assimétrica). Ele não associa a nenhuma autoridade identificadora (terceira parte confiável), ela é responsável por validade a associação entre a entidade e o par de chaves criptográficas.

  • nesse caso não seria par de chaves ?

  • CERTO

    O certificado digital (ICP-Brasil) funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web.

    Certificado digital: Registro eletrônico composto por um conjunto de dados que distingue uma entidade e associa a ela uma chave pública. Pode ser emitido para pessoas, empresas, equipamentos ou serviços na rede (por exemplo, um site Web) e pode ser homologado para diferentes usos, como confidencialidade e assinatura digital.

    Fonte: pdf comentado do alfa

  • Certificadora Digital: Empresa, chave pública

    Assinatura digital: Pessoas, chave primária.

  • ASSERTIVA CORRETA!

    Complementando;

    Certificado digital: Registro eletrônico composto por um conjunto de dados que distingue uma entidade e associa a ela uma chave pública. Pode ser emitido para pessoas, empresas, equipamentos ou serviços na rede (por exemplo, um site Web) e pode ser homologado para diferentes usos, como confidencialidade e assinatura digital.