SóProvas


ID
39556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Com a transição epidemiológica e o envelhecimento populacional, foi preciso dar mais atenção às consequências das doenças crônico-degenerativas. Os principais modelos teóricos que servem como referência para a concepção de indicadores voltados para a avaliação das consequências dos problemas de saúde não fatais derivam de diferentes concepções do processo saúde-doença.
C. Batistella. Abordagens contemporâneas do conceito de Saúde. In: O território e o processo saúde doença. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007 (com adaptações).

Tendo o texto acima apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, a respeito de epidemiologia e medicia preventiva.

A visão de saúde da OMS, como completo estado de bemestar físico, mental e social, além de ser pouco dinâmica, revela idealização de conceito nada utilizável pelos serviços de saúde ou para a avaliação do nível de saúde de uma população.

Alternativas
Comentários
  • A definição adotada pela OMS tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado de completo bem-estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde. Alguns afirmam ainda que a definição teria possibilitado uma medicalização da existência humana, assim como abusos por parte do Estado a título de promoção de saúde.
  • Na referida questão, discordo da resposta quando refere a um conceito nada utilizado pelos serviços de saúde, pois de alguma forma o serviço saúde, hoje, coloca em pratica o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde.
    Estou querendo um esclarecimento acerca dessa resposta.

    Desde já, grata pela atenção.
  • Normalidade como bem-estar - Em 1958, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a saúde como o completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como ausência de doença. É um conceito criticável por ser muito vasto e impreciso, pois bem-estar é algo difícil de se definir objetivamente. Além disso, este completo bem-estar físico, mental e social é tão utópico que poucas pessoas se encaixariam na categoria "saudáveis".


    https://sites.google.com/site/aldeniselr/informe-se/o-conceito-de-normalidade-em-psicopatologia