SóProvas


ID
3955636
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Diversas técnicas são utilizadas para a avaliação dos parâmetros da hemostasia e coagulação sanguínea nos seres humanos. Atécnica que consiste em adicionar tromboplastina em excesso ao plasma descalcificado, e recalcificá-lo com quantidades conhecidas de cloreto de cálcio, em condições padronizadas, é utilizada para determinação do tempo de:

Alternativas
Comentários
  • Tempo de protombina

  • Gabarito A!

    O TTPA é o teste de triagem dos fatores da via intrínseca da coagulação. É utilizado como teste de triagem na DVW por ser sensível a diminuição do fator VIII. Nos tipos e subtipos da doença que cursam com níveis reduzidos do FVW é detectado o prolongamento do teste. Na DVW, o TTPA pode estar normal ou prolongado, o que depende dos níveis plasmáticos de fator VIII:C. Nas formas mais graves do tipo 1, tipo 3 e subtipo 2N ocorre o prolongamento do teste. 

    O TP avalia as via extrínseca e comum da coagulação. É dependente da integridade dos fatores VII, V, II, e X. O teste consiste na adição de tromboplastina (fator tecidual) e posterior mensuração do tempo de coágulo. O fator tecidual ativa o fator VII, ativando a via extrínseca, formando o complexo protrombinase ancorado pela tromboplastina, que culmina na geração de trombina. Esta atua na molécula do fibrinogênio, formando a fibrina, que será estabilizada pelo fator XIII. Um TP prolongado pode indicar deficiências hereditárias, principalmente do fator VII ou adquiridas, como deficiência de vitamina K, doença hepática, coagulação intravascular disseminada ou uso de medicamentos. É o teste de escolha para monitorizar o uso de anticoagulantes orais antivitamina K. O TP é mais sensível á deficiência do fator VII e tem menor sensibilidade aos fatores da via comum e para deficiência de fibrinogênio.